Nos próximos 20 dias, os pescadores do Estado do Rio estarão em festa para celebrar o dia de seu padroeiro São Pedro (29). É sempre nessa época que os pescadores comemoram os resultados do seu trabalho. Através de feiras e exposições eles se reúnem, trocam experiências e apresentam para a população amostras do que há de melhor na culinária regional.
Com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, por exemplo, Angra dos Reis vai realizar, neste feriado, a Festa do Peixe. O evento busca divulgar as atividades de pesca e maricultura da cidade. O resultado os visitantes poderão não somente ver como também provar. Diversos restaurantes locais especializados em frutos do mar estarão reunidos na Praça Zumbi dos Palmares, também conhecida como Praça do Mercado do Peixe. Para saber mais basta ir ao site oficial da Festa do Peixe.
Na semana que vem, dia 29, será a vez de Niterói iniciar as festividades para o santo padroeiro. A Festa de Jurujuba leva o nome do bairro onde abriga uma das mais conhecidas vila de pescadores da cidade. O dia de São Pedro será comemorado com uma programação religiosa que inclui uma procissão marítima. Nos outros dias até domingo (3), haverá uma tradicional festa junina com direito à música típica e quadrilha.
Na semana seguinte, entre os dias 8 e 10 de julho, a secretaria estará presente na Festa de São Pedro em Itaipú, outro bairro tradicional dos pescadores de Niterói.
Essa é uma boa oportunidade para população do Rio de Janeiro conhecer melhor a vocação pesqueira do Estado e as suas iguarias. Então, tome nota dessas datas e divirta-se!