O 1º Festival de Gastronomia do Mar de Niterói encerrou o calendário eventos de 2011 da Secretaria de Desenvolvimento Regional. Este ano apoiamos e participamos de diversas realizações como a Festa do Peixe de Angra, o Festival da Tilápia de Barra do Piraí e o Festival da Truta de Friburgo.
Para o próximo ano, pretendemos contribuir com o Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras e já estamos conversando com o município para incluí-lo em nossa programação.
O principal objetivo das festas e festivais é a difusão do consumo do pescado entre a população. Ao mesmo tempo em que ofertamos um alimento saudável e gostoso para as pessoas, também estamos fomentando a cadeia produtiva da pesca.
O aumento no consumo do pescado faz o comerciante vender mais e gerar mais emprego, enquanto o pescador pode cobrar um preço mais justo pelo produto. E buscamos exatamente isso, a valorização do pescador em nosso estado.
Fico feliz com a boa aceitação do Festival em Niterói e garanto que este foi apenas o primeiro de muitos. Os esforços agora são para incluir o evento no calendário oficial da cidade. Existe um projeto de lei do vereador Rodrigo Farah, buscando essa regulamentação.
Ademais, gostaria muito de agradecer a todos que ajudaram a produzir o 1º Festival de Gastronomia do Mar de Niterói, entre eles os integrantes da Fiperj e da própria Secretaria de Desenvolvimento Regional que deram o seu máximo. À C Comunicação pela logística da produção e organização. Aos nossos patrocinadores: Ponte SA e Águas de Niterói. Aos artistas que customizaram as esculturas que ficaram espalhadas pela cidade e, em breve, serão leiloadas (com dinheiro revertido para o Projeto Grael que também possui ligação estreita com o mar). Aos restaurantes que abraçaram com entusiasmo a proposta. E à Prefeitura de Niterói pelo apoio.
Gostaria de fazer também um agradecimento ao governador Sérgio Cabral e o vice Pezão por acreditarem nesse projeto. Assim como ao ministro Luiz Sérgio por comparecer à abertura e ser um grande parceiro na recuperação do setor pesqueiro do Estado do Rio de Janeiro.
Desde o início do ano, a Secretaria de Desenvolvimento Regional e a Fiperj estabeleceram diversos convênios com o Ministério da Pesca. E agora que temos um ministro natural do Rio e que entende as necessidades do nosso estado, vamos trabalhar com a meta de superar Santa Catariana e nos tornarmos novamente o nº 1 na produção de pescado do país.
Por fim, o meu muito obrigado especial a todos que compareceram à abertura do festival no dia 3 ou frequentaram os restaurantes nesses nove dias. Vocês são os maiores beneficiados pelo consumo dos frutos do mar. E são vocês os maiores incentivadores para o crescimento do Estado do Rio.