Blog

A ciência em favor da saúde

Quero aproveitar este espaço do blog para repercutir uma conquista importante do Instituto Vital Brazil (IVB) nesta última semana: a produção do lote piloto da Octreotida, uma solução injetável utilizada no tratamento da acromegalia que atinge mais de sete mil brasileiros.

A acromegalia é uma síndrome rara causada pelo aumento do hormônio de crescimento (GH), que causa crescimento desordenado nas partes do corpo como mãos, pés e face. Dados do Ministério da Saúde, de 2008, apontavam para sete mil pacientes com essa doença no Brasil.

A produção de Octreotida acontece em parceria entre o IVB, a UFRJ e a Hygeia Biotech, empresa de base tecnológica, fundada em 2007, que busca atuar na transposição da escala de pesquisa para a industrial, em parceria com entes produtivos públicos e privados. E parte da pesquisa também foi financiada pelo Governo do Estado.

O medicamento é uma das parcerias de desenvolvimento produtivo assinados com o Ministério da Saúde para entrega à população por meio do SUS. A produção da Octreotida faz parte de um termo de compromisso entre o Vital Brazil e o Ministério da Saúde, firmado em abril de 2010, que garante a compra do medicamento produzido pelo instituto.

Esse acordo prevê a fabricação verticalizada, que é o desenvolvimento do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), produção e registro do medicamento. Para 2015, o projeto prevê o fornecimento dessa apresentação (injetável) para o Ministério da Saúde ainda com IFA importado e, a partir de 2018, com o IFA produzido no Brasil.

O Ministério da Saúde, por meio desses acordos de compromisso, estimula a produção nacional de insumos farmacêuticos ativos e medicamentos dentro de uma estratégia do que ele precisa comprar, que garanta a independência tecnológica. Historicamente, o Brasil depende de aproximadamente 85% de IFAs estrangeiros.

Este é, sem dúvida, mais um grande passo da ciência em benefício da saúde. Grande conquista que merece ser divulgada.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo