Niterói é uma das cidades que mais investe em infraestrutura para acessibilidade dos portadores de deficiência no Brasil. Em diversos pontos da cidade é possível encontrar rampas para cadeirantes, sinalização para cegos e ônibus adaptados.
Ao longo da minha trajetória política, trabalhei bastante em benefício destes niteroienses. É de minha autoria, por exemplo, a lei que determina a todas as farmácias e drogarias da cidade disponibilizar a lista de medicamentos genéricos em caracteres Braille.
Em 2009, passou a vigorar outra lei que obriga a colocação de ressalto de concreto na base dos telefones públicos, como forma de sinalização para os deficientes visuais.
Ainda tramita na Câmara municipal outro projeto de lei que obriga bancos e instituições financeiras a adaptarem suas agências e caixas eletrônicos, internos e externos, para permitir livre acesso aos portadores de deficiência às instalações.
Neste tempo, fiz 18 indicações à Prefeitura para construir, reformar e fiscalizar equipamentos públicos para os portadores de deficiência entre outras reivindicações.
Como prefeito de Niterói, pretendo avançar com este trabalho. Estabeleci como uma das metas da minha gestão garantir a acessibilidade aos espaços públicos, privados e de uso coletivo.
Quero ampliar o projeto Niterói Acessível que leva informação e serviços sobre acessibilidade para diversos bairros da cidade.
Vou trabalhar para implantar o Programa de Incentivo para a reforma de calçadas com padronização definida por legislação municipal, revitalizando suas estruturas para dar maior conforto e segurança aos pedestres.
Desejo ver na minha cidade também todos os prédios públicos municipais oferecendo condições adequadas de acesso às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida conforme determina a legislação federal.
Assim como pretendo não permitir a circulação de ônibus municipal sem adaptação para ingresso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida após 2014 conforme determina o Decreto 5296/2004.
Eu também sempre fui parceiro das entidades que procuram dar mais qualidade de vida a estes nossos habitantes especiais, apoiando as suas demandas.
Enquanto secretário de Estado, estabeleci um convênio com a Associação dos Deficientes Físicos (Andef) para contratar pessoas com deficiência para a Secretaria de Desenvolvimento Regional. Tenho muito orgulho dessa parceria.
Entendo que há muito a ser feito nessa área, principalmente nas regiões distantes do Centro. Mas estou pronto para trabalhar! E conto com você para juntos construirmos a cidade que sempre sonhamos, com uma gestão de respeito ao cidadão. Nossa Niterói do Futuro.
Rumo à vitória!