A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), acontece de 13 a 22 de junho, no Riocentro, no Rio de Janeiro, para marcar os 20 anos da ECO 92, ambas promovidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, está prevista a terceira Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência. Em 2011, participei do evento que marcou o início da organização do Fórum Ambiental.
Em seguida ocorrem os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, entre os dias 16 e 19 de junho. Este é um espaço para uma discussão sobre dez temas prioritários da agenda internacional relacionada ao conceito de desenvolvimento sustentável. A teoria de sustentabilidade afirma que todos são responsáveis pela conservação do planeta e defende um crescimento econômico menos consumista e mais adequado ao equilíbrio ecológico. De 20 a 22 de junho acontece a Conferência.
A ECO 92 ficou marcada por um esforço conjunto de cientistas e ecologistas para conscientizar representantes políticos de diversos países, principalmente os desenvolvidos, sobre a necessidade de proteger a natureza dos danos causados por ações humanas impensadas e pela industrialização desenfreada. Desse encontro, resultaram a Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, o Protocolo de Kyoto e a Agenda 21, por exemplo.
Dentro de poucos dias, líderes mundiais estarão reunidos para renovar esse engajamento com o desenvolvimento sustentável do planeta.
Os organizadores da Rio+20 lançaram perfis no Twitter, Facebook e Youtube. Até o fim da Conferência, esses canais disponibilizarão informações atualizadas sobre o evento e os temas em discussão. Participe, envie propostas e cometários.
Aqui podemos acompanhar as notícias em tempo real:
http://twitter.com/#!/Rio20Brasil