Niterói irá ganhar, em breve, reforços no sistema de abastecimento de água. Esta semana a concessionária Águas de Niterói anunciou o investimento em um novo reservatório em São Francisco, além da ampliação da estação de bombeamento da Avenida do Contorno e da modernização do Centro de Controle de Operações (CCO). Projetos que, sem dúvida, trarão melhorias na distribuição de água em toda a região.
A construção desse novo reservatório, orçado em R$ 4 milhões, terá início assim que for finalizada a intervenção da Cedae, que nesta semana está trabalhando na interligação entre o Sistema de Tratamento de Água em Laranjal e o segundo trecho da nova adutora da companhia. Quando estiver em funcionamento, a vazão de abastecimento de água do município irá aumentar consideravelmente, beneficiando São Francisco, Charitas e Jurujuba. Para os outros bairros da cidade, a concessionária prepara a ampliação do bombeamento de água na Avenida do Contorno.
Para que não ocorram desperdícios, o Centro de Controle investirá no monitoramento constante deste novo canal de distribuição. Novas instalações de pontos de pressão e medidores de vazão estão entre as novas aquisições do Centro. Um trabalho que já acontece e será aperfeiçoado para evitar possíveis vazamentos e manter o nível dos reservatórios, por exemplo. Mas é imprescindível a nossa colaboração.
Fechar a torneira enquanto escovamos os dentes, lavar o carro com balde ao invés de mangueira, reutilizar a água sempre que possível são hábitos que devemos assumir em nossa rotina diária. Diminuir o tempo no banho é um outro exemplo. Isso, aliás, é uma coisa que estou tentando fazer. Confesso que nem sempre consigo. Mas o que vale é sabermos aproveitar da melhor forma mais esse ganho de Niterói.