Ontem, estive presente à sessão especial da Câmara de Vereadores de Niterói que concedeu uma moção de aplausos aos medalhistas do ParaPan de Guadalajara. Os atletas deram um show na competição. Um orgulho para o Brasil e para Niterói.
Os sete esportistas presentes na homenagem são integrantes da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef). A instituição possui o principal centro de treinamento do país para atletas com deficiência. É gratificante ver o retorno deste trabalho realizado na cidade.
E nada mais justo que conceder aos niteroienses a chance de conhecerem os atletas e reconhecer sua capacidade de superação. Pois mostraram não serem deficientes, mas eficientes em atingir um objetivo. Escolheram ser vencedores.
Os atletas da Andef conquistaram 14 medalhas no Parapan do México. A equipe brasileira ganhou no total 197 medalhas (81 de ouro, 61 de prata e 55 de bronze). O resultado levou o Brasil ao primeiro lugar no quadro geral de medalhas pela segunda vez em paraolimpíadas. Um feito histórico.
Uma honra para o esporte nacional.