Tudo indica que o a Linha 3 do metrô sairá do papel em breve. O secretário de Transportes, Júlio Lopes, durante visita a São Gonçalo, afirmou que a verba para a execução das obras já existe. Falta apenas a aprovação do estudo pelo TCU. A intenção é fazer a linha funcionar em 2014.
A linha 3 de metrô é fundamental para toda Região Leste Metropolitano. Ela vai atender cerca de 350 mil pessoas das cidades de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí e será importante para o fluxo de trabalhadores do Comperj.
Por 10 anos tenho participado do debate sobre o projeto e este é o momento mais próximo da sua execução. O estudo prevê um traçado que vai da praça Araribóia, no centro de Niterói, a Guaxindiba em São Gonçalo. Particularmente, penso que a linha deva ir até Itaboraí e vou propor a extensão do trajeto.
Há alguns anos, conseguimos obrigar a vencedora da licitação a realizar um estudo de expansão para Zona Sul e Região Oceânica. Esse trecho seria de grande contribuição para minimizar os impactos do trânsito na cidade. Vamos continuar lutando.