O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) apresentou os resultados dos alunos das escolas pública e particular do Estado. Entre as 20 melhores escolas, no âmbito estadual, apresentadas pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2009, apenas duas são de Niterói e, mesmo assim, da rede particular de ensino.
O Senador Cristovam Buarque, fundador do Movimento Educacionista, certamente ficará impressionado com a situação do ensino em nossa cidade, ao tomar conhecimento dessa pesquisa.
Cinco unidades escolares de Niterói aparecem entre as 20 piores. E todas pertencem ao estado, apresentando médias inferiores a 500. São elas: Colégios Estaduais Pinto Lima, no Centro, Maria Pereira das Neves, em Charitas, Almirante Tamandaré, em Piratininga, Machado de Assis, no Fonseca, e Embaixador Raul Fernandes, em Riodades.
Entre as 20 melhores unidades de ensino do Estado que obtiveram resultados acima da média nacional, apenas a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz, em Manguinhos, pertence à rede pública Federal. As outras 19 escolas são da rede particular.
O Enem não visa listar escolas e sim dar oportunidade a uma minoria de alunos que buscam acesso à universidade. Nos resultados apresentados, algumas escolas avaliadas inscreveram cerca de 90% de seus alunos, enquanto outras ficaram em torno de 10%, fator importante a ser considerado em relação ao uso do resultado do Enem como referência de qualidade da instituição de ensino.
Acredito que a educação pública em tempo integral é o caminho para o desenvolvimento pleno do Brasil. Somente com grandes investimentos em educação poderemos mudar esta realidade: ensino sem qualidade é educação perdida.