Ação promoveu mutirão de testagem rápida para HIV no Dia Mundial de Luta contra a AIDS
Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, ocorrido na última terça-feira (01/12), a Secretaria de Estado de Saúde promoveu um mutirão de testagem rápida para diagnóstico de HIV/AIDS, entre 9h e 17h, ao lado do Palácio Tiradentes, na Rua da Assembleia, Centro do Rio. O evento Fique Sabendo tem o objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico do HIV, promover as formas de prevenção e conscientizar a população para a importância do diagnóstico precoce da doença. Até às 15h, 385 testes já haviam sido realizados no local.
Os testes rápidos foram aplicados em um stand climatizado montado no local e o resultado de cada teste sai em 30 minutos. O espaço contou ainda com salas privativas onde profissionais de saúde orientaram e aconselharam os pacientes antes e após o teste. Aqueles que apresentaram resultados positivos foram encaminhados ao ambulatório especializado. Na ação de 2014, foram realizados mais de 260 exames. Este ano, a expectativa é de realizar cerca de 400. Além da testagem, haverá também a distribuição de preservativos masculinos e material informativo sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis.- A iniciativa do evento é de difundir o acesso ao diagnóstico com a realização do teste rápido. Uma parcela da população vive com HIV e não sabe. Nosso principal desafio é diminuir esse número.
A melhor forma de se evitar as formas graves da doença é através do diagnóstico precoce e do tratamento adequado – afirma o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.
Segundo estimativa do Ministério da Saúde, das pessoas que possuem HIV, que representa 0,6% da população, 40% convivem com o vírus do HIV hoje, muitas delas sem saber. Isso é possível porque o vírus pode permanecer durante anos no organismo de uma pessoa sem que ela sinta nenhum sintoma. O medo e estigma podem contribuir para que uma parcela importante da população não faça o teste da AIDS e por isso a realização de campanhas é importante para dar visibilidade aos benefícios do diagnóstico precoce.
– A pessoa que vier aqui fica sabendo o resultado do exame na mesma hora e, em caso de diagnóstico que confirme HIV, já recebe encaminhamento para começar o quanto antes o tratamento – declarou o secretário de estado de Saúde, Felipe Peixoto, que esteve no local da ação pela manhã.
A ação faz parte da campanha anual do Ministério da Saúde, e será realizada pela Secretaria de Estado de Saúde, através da Gerência DST / AIDS, Sangue e Hemoderivados, em parceria com a Comissão de Saúde da ALERJ, Cruz Vermelha Brasileira, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, Universidade Veiga de Almeida, UERJ, as secretarias municipais de Saúde de Miracema e Mangaratiba, e o laboratório municipal de Niterói, Miguelito Viana.