Um grande mutirão de limpeza e combate à dengue marcou a manhã deste sábado (15/8), no Morro do Salgueiro. Realizado pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde – responsável pela Campanha 10 Minutos Contra a Dengue – além da Comlurb, Tintas Coral, moradores e lideranças comunitárias, o projeto promoveu ainda ações de revitalização, inauguração de equipamentos de lazer, pintura de fachadas e organização dos espaços públicos, também ocorridas no Morro Santa Marta.
– É muito importante a divulgação da Campanha 10 Minutos Contra a Dengue no sentido de incentivar o próprio morador a ser agente de combate ao mosquito em sua localidade. Muitas vezes é por meio de pequenos gestos que se promovem grandes ações. São 10 minutos que fazem toda a diferença – destaca o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto.
Para a moradora Lilian dos Santos, 31 anos, a iniciativa deu uma cara nova à sua comunidade.
– Trabalhando juntos, deixamos nossa comunidade limpa, de cara nova. E as ações de combate à dengue serviram também de alerta para quem mora aqui. Agora, os próprios moradores ficarão atentos para combater o mosquito nas suas casas e na dos vizinhos. Um incentivando o outro – afirmou.
No Morro Santa Marta, o mutirão #PintouRio450, que já conta com mais de 450 voluntários, teve presença do tenista Gustavo Kuerten. A data marcou ainda a entrega da revitalização da Praça Corumbá, no principal acesso à comunidade. Na praça foram feitas reposição de pedras portuguesas, construção de quase 20 metros quadrados de piso em concreto, reposição de um púlpito e a instalação de novos brinquedos feitos com madeira de reflorestamento, substituindo os antigos de ferro. Vias de acesso ao Santa Marta também receberam recapeamento de trechos, além da limpeza de canaletas e ralos.
Dengue em 2015 – Nas 31 semanas epidemiológicas de 2015 (de 1º de janeiro a 8 de agosto), a Secretaria de Estado de Saúde recebeu 50.586 notificações de casos suspeitos de dengue no RJ, com 13 óbitos: Miracema (1), Campos dos Goytacazes (1), Barra Mansa (1), Piraí (1), Paraty (1), Volta Redonda (1), Quatis (1) e Resende (6). As notificações foram compiladas pela SES a partir de dados inseridos no sistema pelos municípios de todo o estado até o dia 11 de agosto. Em 2014 foram notificados 7.819 casos suspeitos de dengue no estado, com 10 óbitos confirmados.
Campanha 10 Minutos Contra a Dengue – A campanha da Secretaria de Estado de Saúde é o tom de alerta para evitar um alarme neste verão, sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.
Para reduzir os impactos causados pela dengue, a Secretaria de Estado de Saúde realiza ainda outras ações de prevenção.
Prontuário Eletrônico – A Secretaria Estadual de Saúde implementou um Prontuário Eletrônico para auxiliar os profissionais de saúde do estado no atendimento a pessoas com dengue. Após inserir os dados do paciente no sistema, o programa avalia os sintomas e indica qual o melhor tratamento a ser seguido, e até aponta a necessidade de internação.
Rio Contra a Dengue na internet – O site do programa da Secretaria de Estado de Saúde traz todas as informações sobre a campanha dos 10 Minutos Contra a Dengue como folhetos explicativos, a lista de ações que devem ser feitas semanalmente, tirinhas do personagem Mosquiteiro, espaço para marcar a data em que o morador fez a vistoria em casa e muito mais. O material foi produzido também para que gestores municipais tenham a opção de fazer o download do folheto e distribuir para a população. O endereço do site é www.riocontradengue.com.br. Nas redes sociais, é possível também fazer a sua parte, seguindo o perfil www.twitter.com/RioContraDengue.