Programas odontológicos de alta complexidade para pacientes com necessidades especiais são exemplos de ações já desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Saúde
Por Patrícia Gualberto
A nova diretoria do Conselho Regional de Odontologia tomou posse nesta sexta-feira (17/04), no Clube Militar, no Centro do Rio. A solenidade contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Felipe Peixoto, que representou o governador Luiz Fernando Pezão. O novo presidente da instituição, que ficará no cargo para o biênio 2015-2017, o dentista Outair Bastazini, destacou, em seu discurso, a importância de um bom planejamento e o fortalecimento de parcerias.
Felipe Peixoto, acompanhado da coordenadora de saúde bucal da SES, Mara Cristina Ribeiro, lembrou que a execução das ações de saúde bucal não é de responsabilidade da rede estadual, mas entende a necessidade do fortalecimento de parcerias entre as esferas do poder público e o CRO, para dar um melhor atendimento odontológico à população do estado do Rio de Janeiro.
– A Secretaria de Estado de Saúde está aberta a fortalecer as parcerias com o CRO-RJ, assim como com o governo municipal, a fim de incentivar às políticas de saúde bucal, com foco na prevenção e no tratamento inicial. É comum observar pacientes que chegam às unidades de emergência, com indicativo de extração de dentes, o que poderia ser evitado se estes pacientes tivessem tido uma conduta preventiva e um atendimento inicial – afirmou Felipe Peixoto.
Na rede estadual, a atuação do atendimento odontológico ocorre nos hospitais de emergência – voltado para o trauma, e também nas Unidades de Pronto Atendimento – UPAs 24h. Além disso, a SES investe no Programa Sorriso Especial, que funciona no Hospital Estadual Rocha Faria, em Campo Grande, e promove uma assistência odontológica diferenciada a pacientes com necessidades especiais.
O atendimento de alta complexidade é voltado para crianças, jovens e adultos de todo o Estado do Rio de Janeiro com paralisia cerebral, autismo, síndrome de down, que exigem, nesses pacientes, uma abordagem especial através de procedimentos de sedação. O projeto também foi estendido para pacientes de baixa complexidade, com a criação o ambulatório do projeto Sorriso Especial, que oferece atividades voltadas à prevenção e valorização da saúde bucal.