Felipe Peixoto ingressou também com indicação para construção de mais uma delegacia em Maricá
Um levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP) apontou que no primeiro trimestre deste ano houve redução na criminalidade em 30 comunidades cariocas com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Os homicídios dolosos diminuíram 74,3%, a letalidade violenta caiu 80,6% e a apreensão de drogas aumentou 341% em relação ao mesmo período de 2007. Com o objetivo de ampliar esse benefício para a Região Metropolitana, o deputado Felipe Peixoto (PDT) ingressou na Assembleia Legislativa (Alerj) com indicação ao Governo do Estado solicitando a inclusão dos municípios de Niterói e São Gonçalo no projeto das UPPs.
– Niterói já foi contemplada pelo governador com quatro Cias Destacadas da PM em Pendotiba, Fonseca, Cavalão e Morro do Estado, mas ainda é preciso mais investimentos na área para que os moradores de Niterói voltem a ter novamente sensação de segurança – afirmou Felipe Peixoto.
Maricá – O deputado também ingressou na Alerj com outras duas indicações que visam levar mais segurança a outro município da Região Metropolitana: Maricá. A primeira sugere a construção de uma delegacia próxima aos distritos de Itaipuaçu e Inoã, atualmente atendidos pela 82ª DP (Maricá), distante dessas regiões. A segunda indicação solicita a transformação da 5ª Companhia do 12º BPM (Niterói e Maricá) em Companhia Independente para atender aos dois distritos.
– Trata-se de uma região com cerca de 128 mil habitantes, que em razão da eficaz política de segurança pública empreendida no município do Rio, se vê ameaçada pela escalada da violência. A ideia é ampliar não apenas a sensação de segurança, mas também os mecanismos de segurança pública na região, trazendo maior eficiência e agilidade no combate ao crime, e coibindo a migração ou instalação de criminosos – justifica o deputado.
Atuação – Felipe Peixoto milita em prol da segurança pública antes mesmo de assumir seu primeiro mandato parlamentar, ao liderar um dos mais importantes movimentos populares da cidade: o Niterói com Segurança. Como vereador da cidade, presidiu a Comissão de Segurança, incentivando e cobrando melhorias para a área e promovendo a aproximação de moradores e autoridades para participarem do debate. Na Alerj, elaborou ainda indicações ao secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, solicitando a transformação da 75ª DP (Rio do Ouro) em Delegacia Legal, e da Primeira Companhia Integrada da Polícia Militar, na Região Oceânica, em Companhia Destacada, além da reativação da 80ª DP, no Barreto.
Por Fabíola Mar