São Gonçalo ganha novo quartel do Corpo de Bombeiros

Unidade começa a funcionar em dezembro, em área de 6 mil metros quadrados do mercado da Ceasa no Colubandê

O Governo do Estado lançou na manhã da última terça-feira (21), a pedra fundamental do novo quartel do Corpo de Bombeiros em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Com um investimento da ordem de R 2,2 milhões, a nova sede ocupará uma área de 6 mil dos 244 mil metros quadrados do mercado do Colubandê da Ceasa-RJ, cedida por termo de comodato assinado pelo deputado estadual Felipe Peixoto, na época em que estava à frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, a Sedrap, que responde pela segunda maior central de abastecimento da América Latina. Os recursos são provenientes da arrecadação do pagamento da taxa de incêndio, e a primeira etapa da obra – que começa já na próxima semana – está prevista para ser entregue já em dezembro. O destacamento será subordinado ao único quartel do Corpo de Bombeiros do município, o 20º GBM, no bairro de São Miguel, que somente este ano já atendeu a mais de 2,4 mil ocorrências.

 Cerca de 50 militares irão compor o efetivo do destacamento, que além de ficar em um ponto estratégico do município (próximo à RJ 104 e à 106), contará com quatro viaturas operacionais (um auto-rápido, uma viatura híbrida de combate a incêndios e salvamento, um autossocorro de emergência e um autotanque reboque). Com estrutura maior que a atual, a unidade terá condições para atender não só a São Gonçalo, mas também a municípios vizinhos como Maricá, Itaboraí e Niterói.

 No evento, o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, destacou a importância da intermediação de Felipe Peixoto para que o projeto saísse do papel, adiantando que, além do quartel de São Gonçalo, mais dez unidades devem ser inauguradas ainda este ano em outros municípios. 

– Esta pedra fundamental é a materialização de um sonho iniciado em 2011 por Felipe Peixoto. Essa é uma dívida de gratidão que temos com ele que, ainda como vereador, também liderou o projeto que garantiu à Região Oceânica o seu primeiro quartel. Se a nossa instituição cresce como está crescendo, é mérito deste governo que nos permitiu tantas realizações, deixando um grande legado, como o fato de sermos o primeiro e único Corpo de Bombeiros do país com unidades instaladas em todos os municípios do Estado, reforçando nosso pioneirismo nos serviços prestados – ressaltou o coronel Simões.

 O deputado Felipe Peixoto comemorou o fato de ver mais um de seus projetos avançando, enumerando alguns dos benefícios que o novo quartel proporcionará aos moradores de São Gonçalo e cidades vizinhas.

– Essa obra vai contribuir para a melhoria de vida das pessoas, ampliando os atendimentos para as principais rodovias da região. Quando assumi a Sedrap, soube da extensão da área que a Ceasa tinha, e a construção de um novo quartel foi a primeira coisa que pensei. Um município como São Gonçalo, com 1 milhão de habitantes, não pode depender apenas de um quartel – lembrou.

Moradora do Bairro Antonieta, em São Gonçalo, Aline Xavier, de 29 anos, participou da solenidade com um grupo de amigos que há anos lutavam por mais um quartel na cidade. “É uma conquista não apenas para São Gonçalo, mas para municípios vizinhos, que vão ganhar com a agilidade no atendimento”, disse Aline.

 O projeto – O megaprojeto que trará uma série de conquistas expressivas para a região – como dois quartéis de Bombeiros para São Gonçalo – começou a ganhar visibilidade em março deste ano, com a inauguração do Fórum Regional de Alcântara que abrigará a Defensoria Pública do Estado e o Ministério Público. É um polo jurídico em implantação no terreno vizinho à futura unidade dos Bombeiros, estando ainda prevista a construção de um heliponto para atender ao Hospital Estadual Alberto Torres, que fica nas imediações.

– Mais do que abastecimento, a Ceasa busca levar desenvolvimento para as regiões em que mantém uma unidade. E São Gonçalo não poderia ser diferente. Até porque o município tem a segunda maior população fluminense, perdendo apenas para a capital, e o entreposto do Colubandê tem o maior potencial de crescimento do Estado. Ceder uma parte de nossos quase 244 mil metros quadrados não é nada perto dos avanços que esta ação vai gerar – comemora Sérgio Marcolini, presidente da Ceasa-RJ.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM