Serviços prosseguem com interdição de pistas para mais uma etapa de troca da sub-base do solo
Uma nova etapa de obras começou esta semana na RJ-100, a antiga Estrada Velha de Maricá, importante via de ligação de Niterói com São Gonçalo e Maricá. Com a primeira das duas camadas de asfalto já aplicada do Boqueirão à Ponte da Paciência (trecho de três dos sete quilômetros contemplados pelo Governo do Estado com o amplo projeto de revitalização), os operários prosseguem com os serviços de troca da sub-base do solo rumo ao centro do Rio do Ouro. Para tanto, o tráfego funciona em “pare e siga”, com a sinalização intensificada para advertir motoristas sobre a mão dupla. Mantendo o compromisso de acompanhar semanalmente as obras que trarão uma série de melhorias para a região, o deputado estadual Felipe Peixoto (PDT) e o vereador Paulo Henrique (PPS) percorreram a estrada mais uma vez nesta quarta-feira, dia 1.
– Este processo de troca da sub-base, que consiste em escavações e reciclagem do solo, é fundamental para que a obra avance. Pelos transtornos que gera, esta talvez seja uma das etapas mais complicadas, mas imprescindível para o bom resultado da obra, que segue num bom ritmo – avalia o deputado, autor do projeto de estadualização da via decretada em setembro do ano passado, permitindo a licitação para a obra iniciada, efetivamente, em maio e com conclusão prevista para o próximo ano.
Investimentos – O pacote de obras orçado em R$ 17 milhões e executado pela Construlagos Construtora Ltda., vai revitalizar sete dos 14 quilômetros da RJ-100: do viaduto de Maria Paula (no entroncamento com a RJ-104, no Baldeador) ao Rio do Ouro (na RJ-106, Avenida Amaral Peixoto). Em continuidade à ampliação das rodovias estaduais essenciais para o escoamento do tráfego da região, outro projeto com investimentos de R$ 50 milhões revitalizará parte da RJ-104em uma segunda fase, com obras como a construção do viaduto de Jardim Catarina, em São Gonçalo.
Patrulhamento – Nas visitas semanais, Felipe Peixoto busca informações com técnicos da Construlagos que realizam a obra, e com profissionais do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão da Secretaria Estadual de Obras responsável pela fiscalização e elaboração final do projeto sugerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap). “Foi numa dessas conversas que percebi a necessidade de patrulhamento na via, com minha solicitação prontamente atendida pelo Comando do Batalhão de Polícia Rodoviária da PM, que realiza operações na via desde julho”, ressalta Felipe.
Por Leonardo Scheuer