Horto do Fonseca pode abrigar segunda biblioteca parque de Niterói

Deputados pedem revitalização do Palácio Euclides da Cunha para sediar moderna unidade

Maior área verde da Zona Norte de Niterói (cerca de 250 mil metros quadrados), o centenário Horto do Fonseca pode passar a ser ponto de encontro para os amantes da leitura e aos aqueles que procuram um lugar tranquilo para estudar. Recentemente, os deputados Felipe Peixoto (PDT) e Comte Bittencourt (PPS) ingressaram com indicação na Alerj, solicitando ao Governo do Estado a restauração do Palácio Euclides da Cunha para abrigar a segunda biblioteca parque da cidade e a quinta no estado, nos moldes das já existentes no Centro de Niterói e do Rio, na Rocinha e em Manguinhos.

– Conheci este projeto em 2012, quando estive na Colômbia, e fiquei simplesmente encantado com a ideia. Ter uma biblioteca nesse formato em nossa cidade será um grande ganho para a população. Em especial, para quem mora na Zona Norte, onde ainda são poucas as opções de entretenimento. Além disso, não podemos esquecer que a educação e a cultura são os pilares de nossa sociedade – destaca Felipe Peixoto. 

Quem comemora a possibilidade de Niterói ter mais uma biblioteca parque é a dona de casa Claudia Pinto Novaes, de 50 anos. Alunas do 2º ano do Ensino Médio do Liceu Nilo Peçanha, suas filhas adolescentes já são frequentadoras assíduas da unidade implantada este ano no Centro, na antiga Biblioteca Estadual. Claudia torce para que o Horto seja revitalizado o mais rápido possível.

– Tenho certeza de que a biblioteca será de grande valia não só para minhas filhas, mas para todos os jovens do bairro e adjacências. A Sara, inclusive, adquiriu o hábito da leitura. Atualmente, não temos uma única área de lazer. Há alguns anos, vinha aqui para caminhar e fazer ginástica, e visitar as feiras de artesanato. Mas hoje o local está abandonado – lamenta Claudia.

Para Sara, a biblioteca é um espaço de convívio e ter uma unidade perto de casa seria ainda melhor para frequentar no tempo livre. “Com a carteirinha, consigo pegar livros emprestados e isso fez com que eu lesse mais. Reúno os amigos aqui para fazermos trabalhos com tranquilidade. Adoro este lugar”, conta a menina de 17 anos.  

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM