Foram sugeridos os cursos de Ciência da Computação ou Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica
O deputado estadual Felipe Peixoto (PDT) ingressou nesta quarta-feira, 07/05, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) com indicação ao governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, pedindo a instalação de um Campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) no município de Cachoeiras de Macacu.
O objetivo é implementar um Campus da Universidade fora dos centros urbanos para abrigar os cursos de Ciência da Computação ou Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica, em razão da proximidade com o Instituto, confirmando, assim, o polo tecnológico da Região Serrana.
Cachoeiras de Macacu é diretamente impactada por grandes empreendimentos como o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), necessitando de formação qualificada para construção de recursos humanos para operar no local.
A área onde se pretende a instalação do Campus é de propriedade do Estado e com localização estratégica, às margens da RJ 116, principal via que liga a Região Metropolitana a toda a Região Norte, com toda a facilidade de transporte público.
Parcerias – Além do Governo do Estado, o projeto por ainda contar com outros órgãos em termos de interesse e parceria como o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Parque Estadual Três Picos e o Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ), no bairro Valério, que recentemente foi reformado e conta com boa estrutura e condições de pleno funcionamento, além de área para ampliação do espaço, se necessário.
“A implementação desse projeto além de contribuir com a educação, será de grande importância para o desenvolvimento econômico local, proporcionando a abertura de vagas de emprego, serviços e empreendimentos individuais. Nesse sentido, tenho a certeza da sua aprovação”, garante o deputado.
Por Leonardo Scheuer