Fábrica pretende produzir 110 mil toneladas por ano
O Governo do Estado e a Indústria Brasileira de Metais (Ibrame) inauguraram nesta sexta-feira, 14, em Itatiaia, no Médio Paraíba, a primeira indústria de cobre do Rio de Janeiro, a IBR-LAM Laminação de Metais. A fábrica – que utiliza sucata em 40% de sua produção – pretende produzir 110 mil toneladas por ano até 2017, em um projeto que já contabiliza R$ 100 milhões investidos.
Pela importância do empreendimento que vai gerar empregos e divisas para a região, o evento reuniu autoridades de todas as esferas. O Governo Federal foi representado pelo vice-presidente Michel Temer. Já do Governo do Estado, além do governador Sérgio Cabral, participaram o vice-governador e coordenador de Obras e Infraestrutura, Luiz Pezão, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto. A inauguração contou também com diversas representações de Itatiaia, como vereadores, secretários e o prefeito Luiz Carlos Ferreira Bastos.
Em sua fala, Sérgio Cabral falou dos desafios no segmento. “Essa fábrica tem um desafio muito grande pela frente. Sabemos que esse não é um setor fácil, pois depende da moeda internacional. Mas vai gerar empregos diretos e indiretos, e será a indústria da transformação”, disse o governador.
Já o vice-presidente ressaltou os investimentos expressivos que identificou no estado.
– Levo para Brasília um exemplo extraordinário de governo que investiu em peso no Estado do Rio. Em oitos anos, fizeram deste um dos estados mais industrializados do país. A inauguração da IBR-LAM é prova disso, assim como o polo industrial da região: admirável! E é essa simbologia que faz o Brasil crescer.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional