Secretário Felipe Peixoto acompanhou cerimônia realizada nesta sexta, 14
O Governo Federal realizou nesta sexta-feira, 14, a entrega das chaves e a documentação oficial de 35 caminhões-caçamba para 35 municípios do Estado do Rio de Janeiro, em um total de R$ 10,5 milhões em recursos, cumprindo a segunda etapa de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). A cerimônia foi no Parque da Cidade, em Barra Mansa, no Vale do Paraíba. Mesmo não contemplada, o município participou como sede do evento por ser considerado o mais relevante polo do desenvolvimento rural.
Doados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) a municípios com até 50 mil habitantes, os caminhões serão utilizados em serviços de abertura e recuperação de estradas vicinais, facilitando o escoamento da produção rural. Criado em 2012, o PAC2 já aplicou mais de R$ 40 milhões na aquisição de 55 retroescavadeiras, 30 motoniveladoras e 55 caminhões-caçamba, oferecidos pelo Governo Federal para apoiar o fortalecimento da agricultura familiar fluminense.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, acompanhou as entregas e destacou a importância desses equipamentos em benefício das cidades do interior.
– Fico feliz em saber que o Governo Federal está investindo cada vez mais forte no interior do estado. Esse trabalho que o MDA tem feito é muito importante para as prefeituras, e são ações que beneficiam toda a população, somando no desenvolvimento das cidades, pois promove o trabalho e proporciona condições de vida.
O prefeito de Santa Maria Madalena, Clementino da Conceição, recebeu a chave e a documentação das mãos do secretário Felipe Peixoto, e ressaltou a importância que o investimento vai ter do desenvolvimento do seu município.
– Santa Maria tem diversas estradas vicinais, e um maquinário como esse será de grande valia para nossa cidade, e vai contribuir em muito para o desenvolvimento econômico e o crescimento do município, que apenas com o orçamento da prefeitura, não teria condições de altos investimentos como esse.
Outra prefeitura beneficiada foi a de Paty do Alferes. Para o prefeito Rachid Elmor, o investimento vem para fazer a diferença na estrutura do município, onde recentemente foi inaugurada uma unidade do Banco de Alimentos da Ceasa.
Representando todos os municípios, o prefeito Claudio Valente, de Miguel Pereira, falou da importância dos caminhões no dia a dia das cidades contempladas. “Sem dúvida, cada prefeitura que receber esse caminhão-caçamba saberá utilizá-lo da forma mais adequada. Talvez para uma cidade grande não faça tanto efeito, mas para o nosso será um grande diferencial”.
O delegado do MDA no Rio de Janeiro, Jose Octavio Fernandes, destaca que os caminhões do PAC2 irão contribuir para que mais de 18 mil pequenos agricultores do Estado conquistem mais renda e um melhor padrão de vida.
– Com as estradas vicinais em boas condições, novos caminhos e possibilidades de comercialização surgem para as comunidades rurais. Os produtos da agricultura familiar seguem mais facilmente até os centros consumidores, estimulando a exploração de novos negócios e mercados e, consequentemente, o aumento da renda dos produtores e suas famílias.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional