Secretário de Estado destaca importância do programa para a região
Em comemoração aos 10 anos do Programa Piraí Digital, o vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, abriu nesta quarta-feira, 12, o evento que – promovido pelo Governo do Estado e a Prefeitura, e contando com diversas parceria – vai movimentar a cidade até sábado, 15. Prestigiada pelo governador Sérgio Cabral, a solenidade de abertura reuniu diversas autoridades, como o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, que tem levado projetos diferenciados para a região. Ele destacou os benefícios da inclusão digital na cidade. “É um programa especial, que proporciona ganhos para todos em acesso à informação, conhecimento e cidadania”.
A primeira década do programa que visa disseminar a cultura digital por meio de terminais de acesso público e a integração entre escolas, telecentros e empresas do município do Médio Paraíba, será marcada por uma farta programação. Além de palestras de especialistas brasileiros e internacionais que acontecem na Praça da Preguiça, há seminários, oficinas, encontro de blogueiros e até uma gincana tecnológica para alunos do Ensino Fundamental. O Piraí Digital transformou o município em uma referência de cidade inteligente, levando internet banda larga a moradores de 16 bairros e laptops a todos os alunos da rede municipal de ensino.
– Piraí é um exemplo para o Brasil e para o mundo, por ser a única cidade da América Latina premiada e reconhecida internacionalmente como exemplo de inclusão digital. O acesso à informação é fundamental até para o avanço econômico da região – afirmou o governador Sérgio Cabral.
TEDxPiraí – O evento comemorativo terá como carro-chefe o TEDx Piraí, que acontece sábado com as presenças de John Jung, co-fundador do Intelligent Community Forum (IFC); de Fernando Martins, presidente da Intel no Brasil; e do cantor e compositor Gilberto Gil, que em 2008 compôs a música Banda Larga Cordel, em homenagem à cidade. O mundialmente conhecido ciclo de palestras TED (Tecnologia, Entretenimento e Design, em tradução livre), criado em 1984 e famoso por suas apresentações rápidas disponíveis na internet, será o carro-chefe do evento e levará à cidade nomes relevantes em várias áreas, para estimular o diálogo sobre cidades inteligentes e tecnologia. TEDx são comitês espalhados pelo mundo que realizam essas sessões de forma independente. Cerca de sete eventos como este são feitos por dia no mundo, um total três mil a cada ano.
Nascido em Piraí e prefeito da cidade por dois mandatos, Pezão falou da coragem em investir num Plano Diretor de Informática com foco em políticas públicas voltadas para o setor. Lançado há 17 anos, o plano avançou e culminou na criação do Piraí Digital em 2004, já atendendo com acesso à internet gratuita de 100 mega 16 bairros da região e entorno. “Piraí fez da inclusão digital uma política para todos, dando condições para que a população possa se beneficiar das novas tecnologias na formação profissional, acesso à informação, entretenimento e cidadania. A cidade se tornou referência para o Brasil e o mundo, sendo a única premiada e reconhecida internacionalmente por isso. Fomos até o Senado Federal para viabilizar este projeto, pioneiro no país”, disse Pezão.
Parceria – Gerente de um callcenter da região, o empresário de Tecnologia da Informação Marco Mariani disse que está desenvolvendo uma plataforma de informações em parceria com o Piraí Digital. O grupo, que emprega atualmente cerca de 200 funcionários, prevê dobrar o número de colaboradores com a inauguração de uma nova filial. “Estamos testando um aplicativo para celular que funcionará em parceria com a prefeitura, ofertando informações sobre diversas áreas como saúde, serviços e turismo. Com o projeto, muitos jovens do município estão passando por sua primeira experiência profissional”, disse Mariani.
A abertura do evento contou ainda com a presença do prefeito Luiz Antônio da Silva Neves, além do secretário especial de Ciência e Tecnologia do município do Rio de Janeiro, Franklin Dias Coelho; do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca; e de representantes de empresas parceiras como Sebrae, Light, Firjan, Intel, CCR, Azeite 1492.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional