Até março, todos os mercados produtores do estado receberão o programa
Em continuidade ao processo de expansão do Banco de Alimentos da Ceasa-RJ, o Governo do Estado inaugura às 15h desta sexta-feira, 21, no Mercado Produtor de Paty do Alferes, a terceira unidade do programa contra o desperdício e combate à fome, que vai beneficiar 20 municípios do Centro-Sul Fluminense. Até o fim de março, o projeto implantado pelo Governo do Estado em 2011 e que hoje já beneficia mais de 20 mil pessoas em 150 instituições cadastradas em todo o estado, chegará aos outros três mercados da Ceasa (São José de Ubá, Itaocara e Nova Friburgo), e ainda a Macaé, fruto de parceria com a Prefeitura.
Resultado de convênio com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Banco de Alimentos é uma das muitas frentes sociais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), que tem a Ceasa em sua estrutura. O projeto – que opera como central de arrecadação, processamento e distribuição de alimentos sem condições ideais de comercialização, mas em perfeita condição para o consumo – começou há três anos no Mercado Produtor de Irajá, na Zona Oeste do Rio, e no último mês de janeiro foi implantado no Mercado de Colubandê, em São Gonçalo.
Outras inaugurações – A expansão do programa continua no dia 14 de março, quando o Banco de Alimentos será implantado nos municípios de São José de Ubá e Itaocara, ambos na Região Noroeste. No dia 17 será a vez de Macaé, no Norte, com a última unidade sendo inaugurada em 31 de março. O presidente da Ceasa-RJ, Sergio Marcolini, destacou o papel da Central de Abastecimento em atender o produtor rural de cidades como Paty do Alferes. “A Ceasa atua como um centro de atenção ao produtor, proporcionando um ambiente de troca e interação. O Banco de Alimentos, por exemplo, será um ótimo facilitador para instituições que poderão se cadastrar e receber os produtos”.
O Banco de Alimentos de Paty será inaugurado já com algumas instituições cadastradas: o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), da Prefeitura de Paty; a Casa da Juventude e a Casa São Vicente de Paulo, de Barra do Piraí; e as fundações Miguel Pereira e Pingo de Amor, de Miguel Pereira, Os outros municípios atendidos pelo programa são Paraíba do Sul, Vassouras, Pinheiral, Rio das Flores, Três Rios, Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Piraí, Mendes, Valença, Volta Redonda, Porto Real, Quatis, Resende, Itatiaia e Barra Mansa.
Cadastro – As instituições interessadas em se cadastrar devem encaminhar ofício à Presidência da Ceasa-RJ com cópia do CNPJ; Ata de criação da instituição com os dirigentes; relatório das atividades desenvolvidas com público beneficiado, número de assistidos e faixa etária; comprovante de endereço; RG e CPF do presidente e outro responsável pela instituição; alvará de funcionamento; e certificado de inscrição em Conselho de Direito (Conselho Municipal, Estadual ou Nacional de Assistência Social, Criança e Adolescente, Idoso ou outro condizente com a atividade). Mais informações pelo telefone 2333-8228.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional