Adutora e reservatórios beneficiam abastecimento em São Francisco, Charitas e Jurujuba
A Águas de Niterói inaugurou nesta segunda-feira, 3, uma adutora e dois reservatórios no Badu, em Pendotiba, que vão atender moradores de São Francisco, Charitas e Jurujuba. Em 15 dias, um outro reservatório será inaugurado em Itaipu, beneficiando a Região Oceânica da cidade. Com essas obras que representam um investimento de cerca de R$ 15 milhões, o fornecimento de água por segundo em Niterói vai passar de 1,8 mil litros para 2 mil litros. Até o meio do ano, com a conclusão de outras obras, serão mais 100 litros, subindo para 2,1 mil litros de água/segundo.
Presente na inauguração, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, falou da importância dos novos reservatórios para suprir a falta de água nessas localidades, uma queixa antiga dos moradores.
– Esse novo sistema de distribuição de água vai sanar toda uma problemática de falta de água, reclamação constante dos moradores. Um investimento alto que trará muito benefícios. Os reservatórios e a adutora trarão uma nova realidade para São Francisco, Charitas e Jurujuba.
O superintendente da Águas de Niterói, Nelson Gomes, explica que o aumento da vazão de água para o município foi uma das prerrogativas para a entrada do novo sistema em operação.
– Esse projeto só foi possível com o apoio do Governo do Estado, por meio da Cedae, que fornece água para a cidade. Ao término dessas construções, Niterói passará a contar com 63,5 milhões de litros de reserva total de água.
Como funciona – A concessionária iniciou em 2013 o projeto de construção dos reservatórios com capacidade de 3 milhões de litros de água cada. Com cinco quilômetros de extensão, a adutora interliga um dos reservatórios a São Francisco, permitindo o abastecimento total do bairro, além de Charitas e Jurujuba.
Participaram também da inauguração o diretor-presidente da Águas de Niterói, Claudio Abduche; o prefeito Rodrigo Neves; o presidente da Câmara de Niterói, Paulo Bagueira; e os vereadores Renato Cariello, Beto da Pipa, Andrigo e Paulo Henrique, entre outras autoridades.
Ascom