Evento teve também gastronomia e ciclo de palestras
Com uma série de atividades que agitaram Paraty, o I Festival da Tilápia de Paraty (Festilapa) teve seu fechamento nessa terça-feira, 10, com a visita técnica à Cooperativa de Aquicultures do Sul Fluminense (Peixe Sul), em Piraí. Aberto na sexta-feira, 6, o evento envolveu quase 20 restaurantes e bares que prepararam no fim de semana pratos exclusivos com a tilápia local a preços acessíveis. Na segunda, 9, foi a vez do ciclo de palestras, entre elas a do técnico Fausto Silvestri, doutor em maricultura e pesquisador do Escritório Regional da Costa Verde da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), que falou sobre “O Panorama da Piscicultura na Costa Verde”.
Mais do que incentivar o consumo do pescado, o Festival foi criado com o objetivo de estimular piscicultores da região a dar continuidade à atividade e aumentar a produção, recebendo para tanto subsídios nas palestras definidas pela organização do evento, promovido pela prefeitura e com apoio de diversos órgãos, como a Fiperj, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, a Sedrap.
Participação – Além da Sedrap/Fiperj, participam do festival as secretarias municipais de Agricultura e Pesca e de Turismo; o Pólo Gastronômico de Paraty; a Casa da Cultura; a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater-RJ); e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ).
Aquicultura local – A atividade aquícola no Estado do Rio de Janeiro ainda é recente, mas a criação de peixes de água doce vem crescendo significativamente em Paraty. Com a produção atual estimada em cinco toneladas/ano, o município já tem cadastrados cerca de 20 piscicultores e apresenta grande potencial para expandir a atividade.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional