Ceasa-RJ inaugura Espaço Piloto de Compostagem

A finalidade é transformar em adubo orgânico todo o resíduo descartado para que futuramente ele seja destinado aos agricultores do estado

 A CEASA-RJ inaugurou, nesta terça – feira (10), no mercado de Irajá, o Espaço Piloto de Compostagem. Em parceria com a Embrapa Solos, a finalidade é transformar todo o resíduo orgânico descartado hoje pelo entreposto – que atinge a marca de 100 toneladas/dia em adubo orgânico, para que futuramente seja destinado aos agricultores do estado. Hoje foi assinado o termo de cooperação entre as duas empresas e objetivo é estender o projeto para todas as seis unidades espalhadas pelo interior do Estado.

 – Quando assumi a gestão, uma das orientações do secretário Felipe Peixoto foi a de realizar ações sustentáveis e desde então, temos implantado diversos projetos socioambientais, o que inclui a destinação correta de todos os nossos resíduos, inclusive os eletrônicos. O grande gargalo, até então, era realmente os resíduos orgânicos. Hoje, estamos dando um grande passo para solucionar esse problema e transformando o nosso Banco de Alimentos em um projeto sustentável, já que grande parte dos resíduos vem dele- disse Brandão. 

O pesquisador da Embrapa Solos, Cláudio Capeche, destacou que os testes durarão aproximadamente um ano, durante o qual será analisada a qualidade do húmus produzido no local. 

– Existem vários tipos de resíduos produzidos pela Ceasa e vamos desenvolver no local uma pesquisa para aperfeiçoamento da tecnologia de compostagem, a fim de desenvolver a melhor técnica para cada tipo de resíduo – explicou.

 Serão testadas duas técnicas de compostagem: com e sem “reviramento”, que é o ato de se remexer o material em decomposição. Ambos os métodos já foram utilizados antes: na Escola de Equitação do Exército (na Vila Militar) e no Aeroporto Antônio Carlos Jobim (Galeão).

 O representante da Federação Brasileira de Cooperativas de Catadores de Materiais Reciclávies (Febracom), Wagner Pereira, destacou que futuramente o resultado do trabalho gerará renda para mais de vinte famílias, que hoje atuam nas cooperativas.

 O comerciante e vice presidente da Associação dos Comerciantes e Usuários da CEASA-RJ (Acegri), Val Roz, destacou que a ação vai contribuir também a limpeza do entreposto.

 – Há mais de vinte anos que produzo e comercializo aqui em Irajá e o problema do lixo sempre foi um dos grandes problemas enfrentados por nós. Além de toda a riqueza do projeto, ele vai contribuir para sanar esse problema crônico do Mercado – disse.

Além de produzir adubo, o espaço , de dois mil metros quadrados, se destinará também a cursos e palestras aos interessados em técnicas de compostagem, tais como estudantes, agricultores, extensionistas, etc.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM