Projeto é esperado há mais de 40 anos
O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, esteve nesta sexta-feira, 6, na Prefeitura de Campos, acompanhando a assinatura do acordo de cooperação técnica para a construção do Terminal Pesqueiro do Farol-Barra do Furado. O documento que tirou da gaveta um projeto esperado há mais de 40 anos pelos pescadores foi assinado pela prefeita de Campos, Rosinha Garotinho; pelo ministro de Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella; e pelo engenheiro Orlando Longo, da Reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF).
– A prefeita Rosinha poderia ter reservado uma área para uma grande empresa da indústria do petróleo. Mas se empenhou até conseguir o projeto para um Terminal, o que vai mudar a vida dos pescadores. Quero parabenizar a prefeita, pois este Terminal vai beneficiar pescadores, gerar mais empregos e trazer benefícios para a economia de Campos e de Quissamã – declarou o secretário Felipe Peixoto.
O ministro Marcelo Crivella recomendou aos técnicos da UFF, responsáveis pelo desdobramento da proposta, que tomem o projeto básico do Terminal Pesqueiro, já elaborado pela Prefeitura de Campos e com licença ambiental prévia, o que dará celeridade ao projeto, com repasse de R$ 11 milhões do Governo Federal para execução. “O Terminal vai proporcionar dignidade e mudança na qualidade de vida dos pescadores do Farol e de Quissamã. Eles terão o gelo e o diesel na ponta do cais. Terão a estrutura para preservar o peixe, sem ter que jogar o excesso fora, além de contar com o controle do preço do pescado para ter o melhor aproveitamento do trabalho. Quero retornar aqui dentro de quatro meses para assinar o convênio de operação do Terminal Pesqueiro”, anunciou Crivella.
Para a prefeita Rosinha, o Terminal Pesqueiro surge para mudar a realidade do trabalho difícil e arriscado dos pescadores do Farol que, devido à falta de um local adequado para trabalhar, há décadas se arriscam na entrada e saída do mar, com barcos puxados por tratores. “Identificamos a oportunidade de implantar um complexo para também abrigar instalações de apoio à atividade offshore da Bacia de Campos. Quando assumi a prefeitura, verifiquei que construir um terminal com galpões e prédios não adiantaria. Seria um paliativo, pois o tamanho dos barcos de pesca e o e o calado dos navios aumentaram, e o projeto precisou ser redimensionado. Foi então que apresentei o pedido do Terminal como parte do Complexo Logístico Industrial Farol-Barra do Furado para dar dignidade e proporcionar mais valor agregado à atividade da pesca artesanal”.
Estavam também presentes no encontro o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde de Campos, Francisco Arthur de Oliveira, o Doutor Chicão; o secretário municipal de Pesca e Aquicultura, Carlos Henrique de Souza; o presidente da Câmara de Vereadores, Edson Batista; o secretário de Estado de Agricultura, Henrique Monfort; a superintendente de Pesca do Ministério, Sueli Amaral; o presidente da Colônia de Pesca Z-19 do Farol de São Tomé, Rodolfo Ribeiro; e o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), José Bonifácio.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional