Iniciativa beneficia prefeituras na pavimentação, aquisição de UTIs móveis e outras intervenções
O Governo do Estado assinou nesta segunda-feira, 2, um protocolo de intenções de repasse de verba na ordem de R$ 130 milhões para 66 municípios fluminenses, secretarias e órgãos estaduais. Os termos, assinados por meio de liberação de emendas parlamentares, no âmbito do programa Somando Forças, vão beneficiar as prefeituras com valores destinados à aquisição de máquinas e equipamentos, UTIs móveis, obras de saneamento básico, pavimentação e contenção de encostas, entre outras intervenções.
Dentre os órgãos estaduais contemplados estão as secretarias de Educação, de Desenvolvimento Regional, de Saúde, e de Ciência e Tecnologia, além da Polícia Militar e do DER (Departamento de Estradas de Rodagem).
– Sabemos o quanto esta ação vai contemplar todas as cidades, com entrega de ambulâncias, ônibus escolares e outros benefícios – afirmou o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, que assinou os termos de adesão.
– Essas emendas estão de acordo com as reais necessidades de cada município contemplado com o repasse de recursos. Como exemplo, está a aquisição de carros, ambulâncias e equipamentos para serviços de saúde e reformas. E assim atendemos a realidade de cada um, na expectativa de melhorar a qualidade de vida nessas localidades – explica o secretário de Estado Felipe Peixoto que, durante seu mandato como deputado estadual em 2012, foi autor de algumas das emendas contempladas.
Paty do Alferes, no Centro Sul Fluminense, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana, na Região Norte, vão receber micro-ônibus para transporte de pacientes. Porto Real, no Médio Paraíba, vai contar com quatro automóveis com tração. Na Região Serrana, os estudantes de Bom Jardim ganharão um ônibus escolar. Já São Sebastião do Alto e Cantagalo serão contemplados com retroescavadeiras, enquanto Macuco ganhará a reforma de uma praça. Na Região Noroeste, os habitantes de Aperibé também irão ser beneficiados com a reforma do Clube Social. Santo Antônio de Pádua também vai poder contar com um trator agrícola.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional