Cidade de Itaboraí é a segunda maior produtora de flores do Estado
O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Rio, Felipe Peixoto, participou, nesta sexta-feira, 22/11, da 10ª edição da Itaflores. A tradicional exposição que reúne produtores locais de flores e plantas ornamentais é promovida pela Prefeitura de Itaboraí e tem como tema deste ano “Itaboraí está Florida”. A secretaria apoia evento e estará presente nos três dias do encontro com um estande da Ceasa-RJ que possui, em Irajá, o Mercado de Flores, principal ponto de venda em atacado do Estado.
A expectativa é a de que cerca de 20 mil pessoas compareçam ao Itaflores nos três dias do evento na Praça Marechal Floriano Peixoto, centro da cidade. A programação será variada, com exposição, shows, palestras sobre sustentabilidade, meio ambiente, agricultura orgânica, rodadas de negócios e demonstração de arte floral. As crianças também terão espaço no evento.
O secretário estadual Felipe Peixoto lembrou que o município de Itaboraí está passando por um processo de transformação com a instalação do Comperj e que é muito importante manter a tradição do cultivo de flores artesanais, marca da cidade.
– Itaboraí deve sim, continuar crescendo, mas sem perder sua origem e isso inclui a produção de flores. Contem com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e contem também com um espaço na CEASA, no nosso Mercado de Flores, que oferece espaço aos produtores do Estado e agora, também, aos produtores de Itaboraí, disse.
Itaboraí é o segundo maior produtor de plantas ornamentais e flores do Estado. O setor no município cresceu 47% na área plantada nos últimos dez anos totalizando 22 hectares. Atualmente a produção movimenta anualmente cerca de R$ 2 milhões, de acordo com o censo realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RJ).
O município reúne cerca de 40 produtores, 20 deles associados ao Itaflores, que respondem pela produção de 3,1 milhões de plantas/ano. As plantas ornamentais e as flores são comercializadas, principalmente, para a Zona Sul do Rio de Janeiro. Para o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, o evento é uma grande oportunidade para estes produtores deixarem na cidade a sua marca.
– O Itaflores já é uma tradição em nossa cidade e no que depender da Prefeitura, será ainda maior na sua oferta de produção de flores, disse Helil.
O Estado do Rio de Janeiro já desponta como segundo maior polo de produção e consumo de flores no país, atrás apenas de São Paulo. De acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) com o perfil do segmento em todos os estados do Brasil, os números do Rio de Janeiro demonstram o incremento e a profissionalização da floricultura no estado. Ainda segundo o documento, 683 profissionais produzem flores e plantas ornamentais em 950 hectares, com a geração de 17,6 mil empregos na cadeia produtiva. O setor foi responsável pela movimentação de R$ 470 milhões em 2012, valor 63% superior ao dado do ano anterior.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional