A primeira fase contará com obras de microdrenagem e pavimentação em 177 ruas e terá início no dia 16 na Rua Orestes Barbosa, em Piratininga.
O programa Bairro Novo, do Governo do Estado, realizará obras de drenagem, pavimentação, instalação de meios-fios e calçamento em mais de 1.500 ruas de 20 municípios da Região Metropolitana. As intervenções começam neste mês em Niterói, município escolhido para ponto de partida do programa. A expectativa é que as obras tenham duração de 18 meses e a primeira etapa irá contemplar 141 ruas, totalizando 50 quilômetros de vias, com investimento de R$ 80,9 milhões
A primeira fase do programa Bairro Novo em Niterói contará com obras de microdrenagem e pavimentação em 177 ruas e terá início no dia 16 na Rua Orestes Barbosa, em Piratininga. Estão programadas obras de drenagem, asfaltamento, calçadas e meio-fio em 50 quilômetros de ruas da Região Oceânica, além da implantação de um novo sistema de iluminação pública e arborização.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, essas intervenções no município de Niterói serão um avanço na Região Oceânica e um novo passo rumo a uma melhora na qualidade de vida nos municípios de Niterói e São Gonçalo.
– A Região Oceânica de Niterói tem cerca de 60% de ruas sem pavimentação, com muitos problemas de drenagem e este investimento no Estado do Rio de Janeiro mudará a realidade na urbanização da Região Metropolitana com o Bairro Novo, em especial em Niterói e São Gonçalo que têm muitos locais críticos e que precisam destas intervenções. Com o programa esses problemas serão solucionados, proporcionando uma qualidade de vida diferente da que os moradores estão acostumados – disse o secretário.
O vice-governador e coordenador de Infraestrutura do estado, Luiz Fernando Pezão, ressalta que na Região Metropolitana do Rio são mais de 3 milhões de pessoas sofrendo com lama, poeira e enchentes.
– Hoje, 66% das vias dos municípios da Região Metropolitana não possuem rede de drenagem e asfalto. Niterói, assim como as demais cidades, vai receber um banho de asfalto, urbanização e dignidade – afirmou Pezão.
Em São Gonçalo, o Programa Bairro Novo foi lançado no último dia 3, pelo vice-governador, Pezão. Em parceria com a Prefeitura, o Governo do Estado fará as mesmas intervenções no município, levando urbanização, com drenagem, calçadas e asfalto até ruas e avenidas de terra batida da cidade.
Ao todo serão contempladas 266 ruas, com 83 quilômetros de vias beneficiadas no município. A diferença entre os programas Bairro Novo e Asfalto na Porta, também do Governo do Estado, é que as obras do Bairro Novo contemplam ruas, avenidas e estradas que nunca foram pavimentadas com uma infraestrutura utilizada em todas as outras cidades que receberão o programa.
Projeto Caminho das Águas
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional vem apresentando o projeto de macro e micro Drenagem das sub-bacias da Região Oceânica, inseridas no sistema lagunar de Itaipu e Piratininga.
A Região Oceânica, parcialmente ocupada, apresenta problemas de alagamentos e enchentes em várias das suas bacias hidrográficas, com prejuízos ao meio ambiente, à saúde e aos bens públicos e privados. A implantação de meios e equipamentos urbanos de Macro e Micro Drenagem na Região Oceânica permitirá a sustentabilidade desse crescimento, preservando o meio ambiente, promovendo saúde e evitando perdas materiais.
A finalidade do projeto é contribuir para a redução das enchentes, diminuindo consequentemente as perdas materiais; promoção da saúde, através do saneamento básico; e busca de maior equilíbrio dos ecossistemas e do meio ambiente da região.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional