Empresas deverão ter certificado de uso de materiais sustentáveis
Ocorreu nesta quarta-feira, (12/06), o debate “Compras Públicas Sustentáveis no Rio de Janeiro: Fazendo Acontecer”, realizado pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, criado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
O objetivo do encontro foi discutir compras públicas sustentáveis no Estado, divulgando a ideia de que as empresas que entrarão no processo de licitação deverão estar de acordo com as exigências previstas nos editais, tendo também certificação de uso de materiais sustentáveis que serão utilizados em todo o Estado do Rio de Janeiro.
O subsecretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Luis Antonio Alves, representando o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, participou da mesa de abertura junto com o presidente do Fórum e da Alerj, deputado Paulo Melo e de demais autoridades da sociedade civil como a desembargadora presidente do TJ-RJ Leila Mariano; a Procuradora-Geral do Estado, Lúcia Lea Guimarães e o presidente do TCE-RJ, Jonas Lopes.
– O diferencial deste encontro é que estamos apresentando experiências e casos concretos, promovendo a troca de ideias entre os órgãos públicos federais, estaduais e municipais – explicou Paulo Melo.
Na ocasião, o deputado aproveitou para falar também sobre o novo prédio da Alerj, consolidando a Assembleia no seu prédio administrativo e, ao mesmo tempo, no seu prédio político, que deverá utilizar os padrões de sustentabilidade, fazendo uso também da energia solar e natural, economizando dinheiro público com isso.
O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro foi criado pela Alerj em 2003 e reúne hoje 36 entidades da sociedade civil organizada e universidades.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional