Governo do Rio participa de I Conferência Nacional de Desenvolvimento

Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, entrega documento ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra

Um Brasil mais igual e mais justo. Este foi o tema central da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (I CNDR), organizada pelo Ministério da Integração Nacional, que acontece no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, participou da cerimônia de abertura e entregou ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, o documento com as diretrizes para o Estado do Rio de Janeiro.

As propostas apresentadas no documento entregue ao ministro foram debatidas na I Conferência Estadual do Rio de Janeiro, realizada em setembro do ano passado. Dentre as principais medidas estão a promoção do desenvolvimento sustentável através do investimento da inovação e indústria criativa e priorização das áreas pouco contempladas no planejamento do Estado.

– Este documento é um marco significativo na retomada das discussões sobre o Desenvolvimento Regional do Rio de Janeiro. Espero que esta publicação possa servir como instrumento de pesquisa e consulta aos diversos órgãos públicos e demais segmentos da sociedade civil que estudam ou planejam políticas públicas de voltadas para a regionalização – afirmou Felipe Peixoto.

A I CNDR, que se prolonga até o próximo dia 22, aprovará um conjunto de princípios e diretrizes que servirá de base para a reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). As discussões ajudarão a superar a visão setorial ainda presente na formulação e execução das políticas públicas brasileiras, com uma política pública construída coletivamente.

O Ministério da Integração Nacional junto com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) lançaram o Observatório do Desenvolvimento Regional que vai mapear e fiscalizar o resultado das ações governamentais em todo o Brasil. Em seu discurso, o ministro Fernando Bezerra lembrou que a retirada de milhares de milhares de pessoas da extrema pobreza no Brasil deve-se à interiorização dos investimentos públicos. 

– Este trabalho é um grande passo em direção a um sonho de um país mais justo e igual. É importante o Brasil crescer, mas que seja com inclusão social – declarou Bezerra.

 

Mestranda da UENF recebe prêmio

Um dos pontos altos do evento foi a entrega do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional. Com o estudo, “Caminhos do Jequitinhonha: Análise do projeto de combate à pobreza rural como política pública para o desenvolvimento sócio econômico do Vale de Jequitinhonha (MG)”, Marcela de Oliveira Pessoa, aluna da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) conquistou o 2º lugar na categoria Produção do Conhecimento Acadêmico – Mestrado.

Pessoa é estudante da UENF desde 2005. Formou-se em Sociologia e atualmente mantém sua pesquisa sobre o Vale do Jequitinhonha no campo do doutorado com financiamento da Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj).

– Estou muito satisfeita não apenas pelo reconhecimento do trabalho, mas também por dar destaque a uma região com dificuldades econômicas. Sou filha do Vale do Jequitinhonha. Nasci em Aracui e me sinto hoje retribuindo. Posso dizer que o Estado do Rio colabora um pouco para isso – alegrou-se a estudante.

 Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM