Anúncio foi feito pelo prefeito do Rio, mas Niterói também poderá ser beneficiada
Nesta quinta-feira, 17 de janeiro, foi publicada no jornal O Globo uma matéria que fala sobre as ações que devem reduzir o número de navios fundeados em frente às praias. Entre as ações anunciadas pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, a Capitania dos Portos e a Companhia Docas, estão a dragagem de dois canais (Norte e Sul) de entrada na Baía de Guanabara e a criação de um sistema de gerenciamento de tráfego marítimo. Outra medida é a sinalização do Canal da Cotunduba, também de acesso à baía.
Não é apenas o Rio de Janeiro que sofre com a grande quantidade de navios que ficam fundeadas em frente as praias causando uma grande poluição visual. Niterói também. Tanto que em março do ano passado, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto enviou o ofício nº 106/12 solicitando a Capitania dos Portos que verificasse a possibilidade de rever os locais de fundeio dos navios e plataformas situadas em frente as praias oceânicas de Niterói.
Em resposta recebida em 20 de abril, a Capitania afirmou que a atividade off-shore cresceu muito nos últimos anos e que a demanda por áreas de fundeio para plataformas e navios aumentou também e os existentes não são suficientes para atender a demanda. Para fazer frente a essa demanda do off-shore são utilizadas as áreas marítimas semi-abrigadas, como por exemplo as Ilhas do Pai e da Mãe e até mesmo áreas em aberto. A Capitania disse ainda que a revisão dessas áreas de fundeio implicaria em encontrar outras áreas com a mesma característica nas proximidades da Baía de Guanabara.
A partir desse anúncio feito pelo prefeito do Rio e a Capitania dos Portos, Felipe Peixoto acredita que seja também uma solução para Niterói.
“Quando li hoje pela manhã a matéria no Globo vi alí uma solução também para os moradores de Niterói. Espero que essas ações deem certo”, declarou Felipe Peixoto.