Região é a maior produtora de pescado do Estado
O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, e o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Marco Botelho, inauguraram na tarde de hoje (28) o Escritório Regional Metropolitano na sobreloja do Terminal Rodoviário Governador Roberto Silveira. No local, também funciona a sede da Fiperj.
O escritório foi uma solicitação dos técnicos da Fiperj ao secretário de Estado de Desenvolvimento Regional no início do mês, após apresentação de dados estatísticos. Segundo o relatório da Fiperj, existem 4.730 pescadores na Região Metropolitana do Rio, sendo 4.357 pescadores artesanais. E ainda oito colônias de pescadores, 19 associações, o Sindicato dos Pescadores, o Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado (Saperj) e a Federação dos Pescadores do Estado (Feperj).
“A demanda apresentada pelos técnicos da Fiperj está sendo atendida hoje, com essa inauguração. Ele será responsável por dar apoio aos pescadores e aquicultores da Região Metropolitana. O local é o maior produtor de pescado do Estado e possui uma grande vocação para a pesca extrativista e aquicultura ornamental”, afirmou Felipe Peixoto.
O presidente da Fiperj acredita que o escritório vai aproximar o poder público dos profissionais da pesca. “A região mais complexa para atividade pesqueira é a metropolitana. Portanto, a assistência cedida pelos técnicos regionais aos pescadores e aquicultores será muito importante para atendermos às demandas”, explicou Marco Botelho, que destaca ainda a importância de resgatar a ranicultura em municípios do Leste Fluminense.
O diretor de Produção e Pesquisa da Fiperj, Augusto Pereira, declara estar realizando um sonho. “Há 25 anos, nós da Fiperj buscamos melhorias para o setor pesqueiro do Estado. Sempre acreditei que através de um bom o atendimento, fosse possível mudar vidas. E, a partir de agora, temos estrutura para tornar isso uma realidade. É uma grande satisfação pessoal e profissional participar dessa inauguração”, emocionou-se Pereira.
A unidade faz parte de um conjunto de escritórios regionais com a finalidade de promover a atividade e a economia pesqueira fluminense. Elas estão presentes na Região Serrana, Norte, Noroeste e Costa Verde.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional