Candidato participou de um debate na Universidade Federal Fluminense
O candidato da Coligação Niterói do Futuro (PDT, PPS, PPL, PTN, PRP, PP, PSL, PT do B e PSDB), Felipe Peixoto, participou hoje (22/08) de debate na sede da Associação de Professores Inativos (ASPI) da UFF, em São Domingos. Durante o encontro, Felipe respondeu as perguntas de ex-professores da instituição sobre seu programa de governo nas áreas de Saúde, Transporte, Educação, Segurança e Desenvolvimento Urbano. O médico José Seba, candidato a vice-prefeito, também discursou.
Na área da Saúde, Felipe falou sobre a reestruturação dos serviços de pronto-atendimento de quatro unidades, mantendo os atendimentos 24 horas, além da ampliação do programa Médico de Família de 30 para 40 módulos até o final do mandato.
Em relação à mobilidade urbana, Felipe destacou a implementação do seu plano de reestruturação do sistema de transporte, que inclui corredores estruturais de transporte, terminais de integração, prioridade para o transporte coletivo no sistema viário e melhoria da frota, que será gradativamente substituída por ônibus de piso baixo e ar condicionado. O projeto de implantação de plano cicloviário, incluindo ciclovias, ciclofaixas e rotas cicláveis, em todas as regiões da cidade, de modo a incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte também foi abordado.
O destaque do desenvolvimento urbano ficou por conta da elaboração de um novo Plano Diretor, que vai estabelecer as diretrizes para a evolução nos próximos 10 anos, incorporando o conceito de sustentabilidade. A requalificação da área central da cidade foi um dos assuntos mais questionados.
“O Centro tem um grande potencial e precisamos atrair novos moradores e estimular as atividades comerciais e de serviços para alguns pontos. Mas para isso é preciso que sejam feitos melhorias e um plano de incentivo para o local”, explicou o candidato.
O ex-professor da UFF e atual secretário de Ciência e Tecnologia de Niterói, José Raimundo Martins Romêo, foi um dos participantes do debate. Ele elogiou o conhecimento de Felipe nas mais variadas áreas e destacou que tem certeza que ele será o melhor prefeito para a cidade.
“Felipe tem um grande potencial e já vem demonstrando isso desde os tempos de vereador. Ele será um elo importante entre a universidade e a prefeitura, o que pode gerar grandes projetos para a cidade. Tenho certeza que ele fará um excelente trabalho na prefeitura”, comentou.
Na noite de terça-feira Felipe já tinha se reunido com outro grupo de educadores
Cerca de 150 profissionais da área da educação pública estiveram no Clube Canto do Rio, na noite da última terça-feira, dia 21, em um encontro com Felipe. Na reunião, o candidato da Coligação Niterói do Futuro reiterou seu compromisso de ampliar o número de vagas de crianças de 0 a 6 anos de idade na rede municipal e investir em atividades extracurriculares como esporte, arte e música para ocupar com qualidade o tempo das crianças. A exemplo do que disse no encontro com os professores da UFF, Felipe também compartilhou o desejo de implantar em Niterói a escola em tempo integral. “Sei que os desafios para a implantação de uma escola em tempo integral são grandes, mas é preciso começar.”
Logo depois o candidato encontrou músicos convidados do grupo Arariboia Rock, em Icaraí. Lá, Felipe ouviu sugestões e reafirmou que vai inserir no Projeto Nomes, cuja ampliação faz parte de seu programa de governo, aulas de canto coral e instrumentos, para os alunos da rede pública: “Quero criar um espaço e uma agenda para que os músicos da cidade se apresentem com mais freqüência, com toda a infra-estrutura!”, disse Felipe, lembrando que vai estimular os músicos novos a participarem de encontros e festivais que acontecem em diferentes cidades do país. “Tem uma nova geração de músicos em nossa cidade, que precisa e merece mais espaço”, afirmou.