Evento internacional realizado no dia 1º de abril teve como objetivo promover o uso da bicicleta entre a população
O deputado estadual Felipe Peixoto participou, no dia 1º de abril, do maior passeio ciclístico do mundo, o World Bike Tour (WBT). O evento teve o objetivo de promover o uso da bicicleta entre a população. O trajeto de 11 km foi da Praia de Copacabana até o Aterro do Flamengo. O passeio de 40 minutos contou com a presença de seis mil pessoas.
O World Bike Tour foi uma realização do Governo do Estado, através do Programa “Rio-Estado da Bicicleta”. A proposta é incentivar estimular a mudança de hábitos e criar uma cultura do transporte alternativo no Estado. A meta da Secretaria de Estado de Transportes é elevar o índice de deslocamento por bicicleta de 5% para 10% até 2016.
“Esta é a primeira vez que vemos uma política estadual voltada para bicicleta. Antes nem se discutia. Hoje, o Estado do Rio recebe um evento internacional reconhecido no mundo. Essa visibilidade, somado às ações estruturais anunciadas, vai ajudar a conquistar a sociedade para a prática do ciclismo”, acredita Felipe Peixoto. O Programa Rio Estado da Bicicleta tem projetos para obras de infraestrutura cicloviária em Niterói, Maricá, Rio de Janeiro, Volta Redonda e Resende.
Outras ações em benefício da mobilidade das bicicletas também foram anunciadas ao longo do mês de março. Nas barcas que fazem a linha Praça XV-Praça Arariboia, as bicicletas estão liberadas nos dias úteis e durante os horários de contra-fluxo sem custo adicional. Bicicletas dobráveis terão transporte gratuito em qualquer horário, desde que estejam dobradas. Durante os finais de semana, o embarque dos modelos tradicionais é gratuito durante todo o dia.
No metrô, o embarque de bicicletas é permitido nos fins de semana e feriados sem restrição de horário sempre no último carro de cada trem.
A partir do dia 1º de abril, a SuperVia liberou o embarque de bicicleta sem custo aos domingos. A empresa também se comprometeu a distribuir duas mil bicicletas para os usuários de trem que comprovarem o endereço da residência e do trabalho.
Entusiasta do transporte não-motorizado, Felipe Peixoto, acredita que as medidas podem motivar mais pessoas a utilizar as magrelas. E lembra que Niterói é a primeira cidade com uma lei que regulamenta as ações para a promoção do uso da bicicleta no município.
“O planejamento de transporte hoje deve privilegiar as pessoas e não apenas os carros. Nesse sentido, a aprovação do Estatuto da Bicicleta na Câmara Municipal de Niterói foi uma vitória. Quando todos os investimentos planejados pelo governo municipal e estadual saírem do papel, Niterói será uma cidade integrada por ciclovias a exemplo do que ocorre em outros países”, observa o deputado.
Por Carolina Bittencourt