Reunião no Centro Educacional de Niterói traçou metas para o combate à violência
A falta de segurança, mais uma vez, voltou a ser tema de reunião entre os moradores e o 12º BPM, nesta terça-feira, 27, no Pé Pequeno. Diversos moradores e comerciantes estiveram presentes. Reclamações foram feitas, mas os moradores saíram da reunião com diversos encaminhamentos de medidas que serão tomadas para melhorar a segurança no bairro.
Pedidos para podas de árvores e trocas de lâmpadas foram os mais requisitados. Presente a reunião, o administrador de Santa Rosa, Marcos Paulo afirmou que mais de 1800 pedidos de poda já foram feitos. Os moradores alegam não receberem respostas dos órgãos responsáveis. Para tentar ajudar a resolver essa questão, o deputado Felipe Peixoto se colocou a disposição para levar os pedidos pessoalmente e buscar soluções.
A inspetora Santana que estava representando o secretário de Segurança e Controle Urbano do município, Rui França, anunciou que entre abril e maio a guarda municipal contará com o apoio de 100 PMs que trabalharão em seus dias de folga colaborando com a guarda. Santana explicou que isso faz parte do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), onde o policial que trabalha a partir desse sistema é beneficiado com aumento na renda e o segundo emprego autorizado. Santana afirmou ainda, que a partir de setembro mais 100 PMs estarão ajudando a guarda municipal.
A boa notícia da noite e certamente a que mais agradou os moradores foi o anúncio da implantação do projeto Vizinhos Integrados à Polícia (VIP), que atualmente é usado em alguns bairros da Região Oceânica e que tem obtido resultado satisfatório na diminuição de roubos a residência, de acordo com o major Caetano.
O VIP é o conjunto de todos os moradores do bairro, agrupados em laços (grupos) de até cinco residências. O principal objetivo de cada laço é a integração de todos os componentes para atuação de forma mútua e comprometida. Para isso, será preciso conhecer o vizinho, saber seus hábitos e ter seus contatos.
Para discutir a implantação do VIP foram nomeados representantes de cada rua para participar de uma reunião com o Capitão Schorct, responsável por trazer a ideia do VIP para Niterói.
Morador do bairro, o deputado Felipe Peixoto, acredita na mobilização popular.
“A gente fica preocupado, principalmente quando tem em casa filhos pequenos. Esse tipo de reunião é fundamental para reconquistar o trabalho que existia há dez anos e para que a gente consiga avançar no combate à violência”, declarou.
Felipe Peixoto disse ainda que vai marcar uma reunião das pessoas que foram vítimas de assaltos no bairro com o delegado da 77º DP.
Telefones úteis:
- 5º Companhia do 12º BPM – 2715-4781
- Sala de operações – 2717-7717 / 1051*256
- Viatura do Pé Pequeno (disponível a partir da próxima semana)– 7805-3406 / 46*84105
- Disque Denúncia – 2253-1177
Delegacia Virtual (registro de ocorrência pela internet)-
www.delegaciavirtual.rj.gov.br/
Por Fabíola Mar