Presidente da Fiperj, Marco Botelho, esteve na região e donativos já estão sendo arrecadados
Sete municípios em situação de emergência (Cardoso Moreira, Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Itaperuna, Italva e Miracema). Cerca de três mil desabrigados e mais de 10 mil desalojados. Essa é a situação atual provocada pelas enchentes ocorridas nas regiões Norte e Noroeste do estado. Para ajudar a população atingida, a secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional realiza um plano de ajuda com a doação de donativos, que estão sendo recolhidos nas sedes da Secretaria e da Fiperj (Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro), em Niterói, e na unidade da Ceasa em Irajá.
No último fim de semana (7 e 8/01), o presidente da Fiperj, Marco Botelho, esteve na região e pode se certificar de quais são as principais necessidades. “Fomos com a missão de, além de prestar nossa solidariedade, ver o real panorama para podermos ajudar da melhor maneira possível, com aquilo que realmente as pessoas estão precisando nesse momento de emergência”, disse ele, que estava representando o deputado Felipe Peixoto, secretário de Estado de Desenvolvimento Regional.
O nível do Rio Muriaé continua subindo e a previsão de chuva se mantém durante a semana, o que só faz o sinal de alerta máximo continuar ligado na região, que ainda sofre com deslizamentos de barreiras e estradas interditadas.
Marco Botelho se encontrou com os prefeitos de Aperibé, Flávio Gomes, Italva, Joelson Soares, e de Cardoso Moreira, Gilson Siqueira, com o vereador de Santo Antônio de Pádua, João, Nacif, além do coordenador regional da Defesa Civil no noroeste fluminense, Cel. Douglas. Segundo os relatos, as principais necessidades são: arroz, feijão, macarrão, óleo, leite, farinha, água mineral, lata de sardinha, colchonete, material de limpeza e de higiene pessoal.
Os donativos arrecadados serão entregues na sede Secretaria Municipal de Defesa Civil de Itaperuna, de onde serão distribuídos por todos os municípios atingidos.
Os endereços para doações são os seguintes:
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional
Praça Fonseca Ramos, s/n⁰, Rodoviária de Niterói, 2⁰ andar
Telefone: (21) 2705-7060
Fiperj
Alameda São Boaventura, 770, Horto de Niterói, Fonseca
Telefones: (21) 3601-5646 / 5815
Ceasa Irajá
Av. Brasil, n⁰ 19.001, Irajá, Rio de Janeiro
O recebimento é realizado no térreo da sede da administração
Telefone: (21) 2333-8276
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional