Intervenções priorizam trânsito e transporte, mas incluem melhorias urbanas, além de investimentos em saúde e cultura.
Muitas são as reclamações em relação ao trânsito da cidade, considerado o grande problema da administração municipal. Recentemente o prefeito Jorge Roberto Silveira anunciou que pretende entregar diversas obras viárias neste ano de 2012. Essas intervenções são consideradas fundamentais para a implantação do Plano de Transporte e Trânsito, elaborado pelo escritório do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, para melhorar o trânsito da cidade.
Entre elas estão a Avenida Marquês de Paraná, onde está sendo construído um mergulhão que tem previsão de entrega para junho; o alargamento da Estrada Francisco da Cruz Nunes, no trecho que liga a Região Oceânica ao Largo da Batalha; a duplicação da Rua Beijamin Constant, no Barreto, que terá duas faixas de rolamento em cada sentido e deve ser a primeira a ser concluída.
A obra do Barreto está inserida também no Projeto Bairros. Trata-se de um projeto para realizar melhorias nos bairros do Ingá, Barreto e Centro com previsão de serem concluídas até o final do primeiro semestre. De acordo com o prefeito, a intenção é depois levar o projeto para os demais bairros da cidade.
Além do trânsito, o prefeito pretende buscar uma solução para os hospitais Getulinho e Orêncio de Freitas junto à União. Já em relação à parte cultural da cidade, Jorge Roberto pretende entregar o Museu do Cinema e o Centro de Convenções, que fazem parte do Caminho Niemeyer, tudo isso ainda em 2012.