Desde os primeiros dias do ano as regiões Norte e Noroeste Fluminense estão sofrendo em consequência das fortes chuvas. Diversos municípios estão em estado de alerta e já são muitos os desabrigados.
Em virtude desses acontecimentos, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, está preparando ações para ajudar as regiões atingidas. Neste sábado, 07, o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Marco Botelho, vai visitar a região a pedido do secretário, que está se recuperando de uma cirurgia realizada na semana passada.
“Estamos nos mobilizando para ajudar a população. A partir da próxima segunda-feira, vamos montar pontos de doações na Fiperj, na Ceasa de Irajá e na sede da Secretaria localizada na Rodoviária de Niterói. Infelizmente ainda estou me recuperando de uma cirurgia e por recomendações médicas não posso viajar. Por isso, pedi ao presidente da Fiperj, Marco Botelho, que fosse verificar pessoalmente a situação para montarmos uma estratégia de ajuda à população”, declarou Felipe Peixoto.
Marco Botelho explicou um pouco do que pretende fazer ao chegar a região.
“A nossa ideia inicial é fazer um diagnóstico do local. Além disso, vamos visitar os trabalhadores da pesca e aquicultura e, caso suas produções tenham sido afetadas, vamos ver como podemos auxiliar a reerguê-las. Também vamos levar donativos para os atingidos pela tragédia”, afirmou.
Segundo o último balanço, divulgado nesta quinta-feira,5, o número de desalojados pelas chuvas é de 32.928, e o de desabrigados já chega a 1.962, no Norte e no Noroeste. Até o momento, foi registrado apenas um óbito, na localidade de Laje do Muriaé.
Cerca de 180 bombeiros estão atuando nos 18 municípios do Norte e Noroeste do estado. Um Centro de Comando e Controle – que conta com equipes da Defesa Civil municipal, da Cruz Vermelha, do Sistema de Meteorologia do Rio de Janeiro (Simerj), do DRM e do Instituto Estado do Ambiente (Inea) – foi montado em Itaperuna para realizar ações preventivas em decorrência das chuvas nos mesmos moldes da base de operações instalada em Nova Friburgo, na Região Serrana.
Ascom