As mudanças necessárias à implantação do novo Plano de Transportes de Niterói começaram a ser realizadas em Icaraí, a partir desta quinta-feria, 05, com proibição de estacionamento de veículos na Rua Gavião Peixoto, durante o dia todo.
A medida antecede os trabalhos de demarcação da faixa seletiva para ônibus, prevista na primeira fase do Plano de Transportes elaborado pela Prefeitura de Niterói, através da Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans), com consultoria do escritório do urbanista Jaime Lerner.
Para garantir o ordenamento do trânsito, a fiscalização está intensificada, inclusive com a participação de guardas municipais que estão sendo treinados para auxiliar os agentes no combate a possíveis irregularidades. As baias de reentrância, existentes junto às calçadas da Rua Gavião Peixoto, já regulamentadas para carga e descarga de mercadorias, continuarão a ser usadas com essa finalidade, mas nos demais recuos o estacionamento é proibido.
De acordo com o presidente da Nittrans, Sergio Marcolini à medida que as intervenções previstas no Plano de Transporte forem sendo implantadas, serão demarcados os circuitos previstos para a circulação de ciclistas. As ciclo faixas e ciclo rotas serão sinalizadas com pintura horizontal e placas verticais, nos trechos destinados ao uso compartilhado dos ciclistas com demais veículos em trânsito, na maior parte das ruas de Icaraí e Santa Rosa.
O deputado Felipe Peixoto acredita que as intervenções no trânsito em Icaraí vão facilitar a circulação, principalmente dos ônibus, o que levará a diminuição dos engarrafamentos na Gavião Peixoto.
“Sem os carros parados ao longo da via, os ônibus e caminhões poderão circular com mais facilidade evitando que parem de modo impróprio e dificultem a passagem de veículos menores, acredito que assim o trânsito fluirá melhor”, afirmou Felipe Peixoto.