Projetos para urbanização da praia de Itaipu e Iate Clube de Piratininga.
Nesta quarta-feira, 26 de outubro, o deputado Felipe Peixoto, secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, apresentou ao Conselho Comunitário da Região Oceânica (CCRON) algumas propostas da Secretaria para a região.
A primeira proposta diz respeito à praia de Itaipu. Foi elaborado, pela Secretaria, uma proposta de um estudo cujo objetivo é orientar o desenvolvimento do projeto de intervenção urbana, com adequação dos usos e atividades na área do Canto de Itaipu, visando interromper o processo de degradação e promover o desenvolvimento das potencialidades locais, considerando os aspectos socioeconômico, cultural e ambiental.
O projeto de intervenção prevê: projeto urbanístico e arquitetônico; mobiliário e equipamento urbano; sistema viário; paisagismo; comunicação visual e sinalização; infraestrutura urbanística; saneamento; abastecimento de água, esgotamento sanitário; drenagem de águas pluviais; coleta de lixo e iluminação pública.
Para Felipe Peixoto a finalidade é estender essas intervenções para todas as colônias de pescadores.
“Itaipu pode ser o piloto de um projeto que pretendemos reproduzir em diversas colônias de pesca do Estado, com intervenções para que possamos transformar essas áreas em pontos turísticos”, declarou.
Felipe Peixoto falou ainda que a Secretaria quer elaborar um projeto com bastante informação, para facilitar a obtenção de recursos para executá-lo.
Um dos arquitetos responsáveis por elaborar a proposta de estudo para Itaipu, Carlos Krykthtine, completou a fala de Felipe Peixoto.
“A ideia é que o projeto seja participativo, nós queremos aproveitar o âmbito do Projeto Orla e criar um conselho de avaliação para ajudar a monitorar a execução”, afirmou Krykthine.
A outra proposta apresentada aos presentes foi em relação ao futuro do Iate Clube Piratininga, cujo objetivo é a criação de um posto avançado de cultivo de algas, a ser instalado junto à Laguna de Piratininga.
“Nós queremos transformar o Iate Clube em um Centro de Referência de Informações, um local de educação ambiental. O Instituto Nacional de Tecnologia (INT), órgão do governo federal, referência em produção de biodiesel, nos procurou querendo fazer uma parceria. Sendo assim, pensamos em fazer um estudo de captação de água para que possamos realizar o cultivo de algas” na região, explicou Felipe Peixoto.
Por Fabíola Mar