Niterói é a primeira cidade brasileira a pôr o modelo em prática. Projeto iniciado no Centro vai se estender em breve a outros bairros.
Desde o dia 15 de julho, a Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) está realizando diversas intervenções nas vias do centro da cidade para a implantação da “Rota Ciclável”. O projeto pretende ordenar o fluxo de bicicletas e garantir maior segurança para os ciclistas com a demarcação de um circuito que inclui as ruas Barão de Amazonas, São Loureço, São João e Visconde de Itaboraí, Visconde de Sepetiba e Marechal Deodoro.
Hoje, quem passar por essas vias vai encontrar uma nova sinalização que indica a passagem das bicicletas. Segundo a NitTrans, as ruas foram escolhidas com base em uma pesquisa para identificar os principais trajetos utilizados pelos usuários de bicicletas.
As rotas cicláveis são pistas demarcadas destinadas ao uso de bicicletas de forma compartilhada com os veículos automotores. A sinalização é caracterizada por uma bicicleta pintada no chão. Nos cruzamentos, os símbolos possuem fundo vermelho para indicar a área onde os ciclistas devem se posicionar. A Bike Box fica a frente dos automóveis no intervalo dos semáforos. Assim, o ciclista pode sair na frente dos carros sem precisar invadir a faixa de pedestres.
“Niterói é a primeira cidade brasileira a implementar as rotas cicláveis. Estamos fazendo um extenso trabalho em toda a cidade para oferecer melhores condições para o trânsito de bicicleta na cidade. Hoje, elas trafegam de qualquer jeito: na contramão, em cima das calçadas, entre os carros. Isso é um risco para os pedestres e os próprios ciclistas”, explica o presidente da NitTrans, Sérgio Marcolini.
O autor da lei do Estatuto da Bicicleta, o deputado estadual Felipe Peixoto, ficou feliz com a notícia.
“Ver este projeto se concretizar é uma realização. A rota ciclável é mais um bom exemplo que Niterói vai mostrar ao país. É ter na nossa cidade algo que se vê em diversos países do mundo. O próximo passo será conscientizar os motoristas de que é necessário respeitar os pedestres e ciclistas de nossa cidade, o que hoje não acontece”, disse Felipe.
De acordo com a NitTrans, estão sendo programadas campanhas educativas junto aos motoristas, nas autoescolas e nas empresas de ônibus. Folhetos explicativos também estão sendo distribuídos nas proximidades das ruas que receberam a sinalização. O órgão informou também que haverá fiscalização para impedir que carros parem onde houver placas indicando a proibição do estacionamento ao longo do trajeto.
Os próximos bairros a serem contemplados com a rota ciclável serão os bairros Ingá e Icaraí.
Paraciclos estão sendo instalados em pontos estratégicos da cidade
Complementando o projeto das rotas cicláveis, a Prefeitura de Niterói está instalando paraciclos em diversos bairros da cidade numa ação desenvolvida em parceria com a iniciativa privada. Os paraciclos são suportes para estacionamento de bicicletas e os modelos foram escolhidos com a ajuda de ciclistas através da internet.
Uma das comunidades com maior uso de bicicleta como meio de transporte, o bairro do Jacaré, na Região Oceânica, ganhou esta semana 72 paraciclos com capacidade para 144 unidades, no cruzamento com a Estrada Francisco da Cruz Nunes.
Os primeiros suportes foram instalados este mês no Jardim São João (Centro) e no Largo do Marrão (Santa Rosa). Os equipamentos estão sendo instalados em parceria com a Companhia Águas de Niterói.
O objetivo é instalar este ano cerca de 500 paraciclos por toda a Cidade. Inicialmente, 155 unidades do equipamento serão instalados na Praça Getúlio Vargas (10), Praça do Largo do Marrão (06), Praça de São Domingos (10), Praça Leoni Ramos (04), Largo do Barradas (03), Praça do Cafubá (05), Pé Pequeno (06), Jardim São João (12), Hospital Universitário Antônio Pedro (05) e Mercado São Pedro (06). Estão previstas ainda 23 unidades para os bairros São Francisco e Charitas, 60 para a Estrada do Jacaré, em Piratininga, e outras cinco em Itaipu, no acesso a Itaipuaçu.
Por Carolina Bittencourt