Projeto da APA receberá ajustes para ser apresentado ao secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc.
Na expectativa de um investimento em cerca de R$ 60 milhões, vindos da Secretaria de Estado do Ambiente, para melhorias na preservação da mata e no aumento do turismo de parques estaduais, o deputado Felipe Peixoto, secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, foi convidado para uma reunião, nesta quinta-feira, 14/07, pelo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Niterói, Fernando Guida, com o propósito de formatar o projeto Área de Proteção Ambiental da Água Escondida (APA), e apresentá-lo ao secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc.
“Será um ótimo investimento para Niterói. Nossa preocupação é grande com relação à expansão da favelização no local. E com a implantação do Parque conseguiremos conter as ocupações irregulares, fazer a recuperação ambiental das áreas degradadas bem como a manutenção das unidades de conservação. A APA tem potencial para se tornar um ponto turístico na cidade com constantes atividades, como recreações infantis e trilhas”, explica Felipe Peixoto.
O projeto foi apresentado aos presentes e as necessidades e ajustes avaliados, pois o estudo foi feito em 2009, quando previa cerca de quatro milhões de reais para implantação e regulamentação desta área e agora ele precisará ser reestruturado e atualizado.
“É importante compatibilizar o projeto do parque com o projeto viário do Jaime Lerner, que prevê um túnel ligando Santa Rosa ao Ponto Cem Réis, possivelmente com uma abertura para o bairro de Fátima, no trecho da entrada do Parque. Este túnel, que seria aberto também a pedestres e ciclistas, aumentaria muito a acessibilidade ao Parque”, explica o presidente da Nittrans, Sérgio Marcolini.
Participaram da reunião o subsecretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Niterói, Ricardo Harduim, a arquiteta e diretora da Secretaria de Meio Ambiente, Fátima Valeroso, a geógrafa Natalie Chagas, os assessores do deputado Felipe Peixoto, Leandro Penna e Sérgio Bacellar e o biólogo e assessor da secretaria de Meio Ambiente, Luiz Mário.
Sobre a Área de Proteção Ambiental (APA)
Em Niterói, entre os bairros de Fátima, Pé Pequeno, Cubango, Fonseca e São Lourenço, há uma área de aproximadamente 650.000m² que permanece pouco conhecida pelos niteroienses. Esta área, protegida hoje por três instrumentos diferentes da legislação municipal, tem enorme potencial para se tornar um Parque com infraestrutura de esporte, lazer e turismo.
Em 2006, ainda como vereador, Felipe Peixoto apresentou o projeto de lei unificando a legislação já existente no município e realizou diversas reuniões e audiências públicas para discutir o assunto, na Câmara Municipal e nos bairros limítrofes.
O projeto de lei, que prevê a implantação de um Parque Municipal, foi sancionado pelo prefeito, transformando-se em lei no dia 19 de dezembro de 2008.
Esse projeto de lei criou a Área de Proteção Ambiental (APA) da Água Escondida, que envolve a identificação e proteção da diversidade biológica, a revegetação e a recuperação das áreas desmatadas ou degradadas; a definição de áreas destinadas a atividades esportivas, de lazer, de pesquisa ou à visitação pública; e à proteção do sistema de captação de água potável da antiga Chácara do Vintém, localizado no Bairro de Fátima.
A área abriga o primeiro manancial de água potável da cidade, bem como o aqueduto e o reservatório que a armazenava antes que ela fosse distribuída. O sistema de captação de água da Chácara do Vintém teve seu tombamento proposto por outro projeto de lei de Felipe, em 2007.
Por Natália Lima