Biblioteca Estadual, enfim, será inaugurada

Niterói terá Biblioteca-Parque, projeto é inédito no Brasil e consiste na construção de equipamentos culturais como forma de promover inclusão social.

A Biblioteca Estadual de Niterói (BEN) finalmente será reaberta ao público. O evento contará com a presença do governador Sérgio Cabral e será realizado no dia 5 de julho, às 10 horas.

O deputado Felipe Peixoto (PDT), que é membro da Associação dos Amigos da Biblioteca Estadual, também estará presente.

 “Desde 2004, quando foi anunciada a verba para as obras de conservação, venho acompanhando as decisões do governo estadual em relação à biblioteca. Além de atender a população de Niterói e de cidades vizinhas, o espaço juntamente com outros prédios do entorno compõe um dos mais belos conjuntos arquitetônicos de nossa cidade e merecia ser restaurada. Niterói agradece essa bela obra! Agora sim temos uma Biblioteca que representa de fato nossa querida ex-capital”, explicou Felipe Peixoto.

Paulo Roberto Cecchetti, defensor da biblioteca e fundador de movimentos culturais na cidade como Escritores ao Ar Livro e Estante Comunitária também ficou muito satisfeito em saber da inauguração de mais esse patrimônio cultural.

“Niterói receberá, totalmente repaginada, sua Biblioteca. Importante espaço para revitalizar a cultura da nossa cidade”, afirmou Cecchetti.

Em Niterói, a Biblioteca fará parte do projeto “Biblioteca-Parque”. O projeto é baseado na experiência colombiana de Medellín, é inédito no Brasil. Ele consiste na construção de equipamentos culturais como forma de promover inclusão social. Tem um conceito mais amplo do que a tradicional e vai além de ter um acervo literário e de oferecer empréstimos de livros. O usuário pode folhear os livros, espalhados por todo o espaço, à vontade. A unidade foca na formação de leitores, porque propõe cursos e oficinas.

A primeira comunidade a receber esse novo conceito de biblioteca foi Manguinhos, que, além dos 25 mil livros, conta com 3 milhões de músicas e mais de mil filmes e três aparelhos de leitura de livros digitais. As próximas bibliotecas serão a do Centro do Rio, Rocinha e Alemão.

 Por Fabíola Mar

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM