Obra está prevista para ser concluída em até oito meses
Com esse investimento, de acordo com a Companhia Estadual de Águas e Esgoto (CEDAE), o abastecimento regular no município de São Gonçalo atingirá 95% dos domicílios até a metade do próximo ano.
A Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Imunana-Laranjal, em São Gonçalo, capta água dos rios Macacu e Guapiaçu, e abastece os municípios de Niterói e São Gonçalo, além da ilha de Paquetá.
Para solucionar o problema de falta d’água na região de São Gonçalo, a Cedae está investindo R$ 1,7 bilhões em ações que englobam a ampliação da capacidade de Imunana-Laranjal de 4,8 m³/s para 7 m³/s. Isso seria equivalente a uma vez e meia o consumo de Niterói. O investimento é dos governos federal e estadual, além da iniciativa privada e Petrobras. Serão 2,2 mil litros por segundo a mais para São Gonçalo.
Para isso, será construída uma barragem no Rio Guapiaçu, concluídas as obras dos reservatórios do Colubandê e Marques Maneta, que vão atender mais de 300 mil pessoas. A previsão é que seja entregue em até quatro meses o reservatório do Colubandê e até o final do ano o Marques Maneta.
Por Fabíola Mar