Sedrap e Fiperj percorrem 500 km e levam apoio as comunidades atingidas

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (SEDRAP), Felipe Peixoto, em companhia do presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), Marco Botelho, retornou na última quarta-feira, dia 19, a Região Serrana.

Durante a viagem eles percorreram cerca de 500 km, passando por diversas áreas atingidas pela chuva e verificando as necessidades de cada localidade. Em São José do Vale do Rio Preto, se reuniram com o prefeito Adilson Faraco e o vice-prefeito Fernando Geoffroy. Segundo informações do prefeito a cidade não teve nenhuma vítima fatal, mas está com um número grande de pessoas necessitando de ajuda, cerca de 1300 estão precisando de alimentação diária.

“O foco da nossa cidade é a ajuda na limpeza, alimentação e a distribuição dos mantimentos para a população atingida. Nós estamos precisando de voluntários” completou o prefeito Adilson.

Felipe Peixoto e Marco Botelho seguiram até as cidades de Sumidouro, Duas Barras e Macuco. Já no caminho para São Sebastião do Alto pararam em Mãe Rainha e Bahia, duas comunidades da região que estão isoladas e sem energia. Os mantimentos nesses locais estão chegando apenas através de um pequeno barco. Felipe e Marco deixaram alimentos, verificaram as necessidades e seguiram para Manoel de Morais, um pequeno distrito de Santa Maria Madalena que fica a 80 km de distância do centro da cidade de Nova Friburgo e que está com 70 famílias aguardando ajuda. Eles fizeram uma parada na tenda da Guarda Municipal do local, onde deixaram mais mantimentos.

Já ao anoitecer, seguiram para Bom Jardim, onde encontram com o prefeito, Paulo Barros, que os levou até onde ficava a ponte, destruída pela força da água. Segundo o prefeito, o padre da cidade saiu de madrugada com um oficial da polícia local em uma viatura alertando que as pessoas saíssem de suas casas. Isso fez com que não houvesse vítimas fatais em Bom Jardim. Até o momento, 1600 pessoas precisam de doações.

“Estamos precisando de colchões e roupa de cama, temos 400 desabrigados e 1200 desalojados, mas vamos fazer de tudo para dar dignidade a essas pessoas novamente”, afirmou Paulo Barros.

De Bom Jardim, Felipe Peixoto e Marco Botelho seguiram para Nova Friburgo e passaram à noite na Ceasa de Conquista. No dia seguinte, Felipe voltou a São José do Vale do Rio Preto e Marco seguiu até outras comunidades próximas à Ceasa de Conquista, entre elas, Prainha, onde 90% das casas foram totalmente destruídas.

Na noite do dia 20, retornaram ao Rio de Janeiro para articular mais ações e equipes para enviar para essas e outras regiões afetadas.

 

Por Fabíola Mar e Rafael de Carvalho

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM