Felipe acompanha de perto a situação dos moradores das áreas atingidas na Região Serrana

O Secretário de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, ajuda a mobilizar Poder Público para amenizar o impacto da tragédia.

Felipe Peixoto, Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, iniciou neste sábado, 15, visitas aos municípios da Região Serrana do Rio que foram mais fortemente atingidos pelas chuvas. Felipe está em uma viagem de três dias, acompanhado de sua assessoria.

Já no fim da tarde de sábado, o secretário chegou ao município de Areal para pessoalmente acompanhar a entrega de seis caminhões e dois ônibus com as doações recebidas no Ceasa de Irajá que foram entregues ao prefeito da cidade.

Areal é aquela cidade em que um carro de som avisou os moradores para saírem de suas casas antes de as águas chegarem. Por conta disso é que a tragédia não foi maior. Apesar dos 1200 desabrigados, felizmente, nenhuma morte foi registrada.

De Areal, seguiu para São José do Vale do Rio Preto, pela RJ-134 onde o caminho já era de destruição. Segundo Felipe Peixoto, destruição e abandono foi o que viu por todo o caminho que passou.

A situação em São José do Vale do Rio Preto é muito preocupante. Aproximadamente 1.500 casas foram destruídas e há cerca de 5.000 desabrigados. A cidade está sem qualquer tipo de telefonia e sem energia elétrica. Seis geradores alimentam a Prefeitura e alguns serviços estratégicos, além de poços artesianos. A cidade conta apenas com quatro policiais militares. O reforço, de acordo com o Coronel Mario Sérgio Duarte, está sendo enviado.   

Há muitos locais que só é possível chegar de barco. Naquele momento, inclusive não havia caminhões para buscar alimentos na capital, problema que Felipe Peixoto comprometeu-se em solucionar.

A prioridade no momento, segundo Felipe Peixoto, é ajudar a população de São José, já que por obstruções na estrada as doações só estão podendo chegar através de carros pequenos. Felipe informou que diversos comboios já estão sendo enviados para lá.

Saindo de São José do Vale do Rio Preto, o secretário pernoitou em Três Rios. Neste domingo, seguiu viagem para Sumidouro e Nova Friburgo, onde passará a noite em acampamento organizado no Ceasa de Consquista. No dia seguinte, segue para Teresópolis, de onde pretende retornar para Niterói.

 

Doações para as áreas atingidas não param de crescer

Apenas na última sexta-feira, 14, foram arrecadados 60 toneladas de alimentos e 36 mil litros de água no Ceasa de Irajá. Parte desses mantimentos foram enviados no mesmo dia para Nova Friburgo.  No sábado, 15, e no domingo, 16, novos comboios enviaram estes alimentos para Areal e São José do Vale do Rio Preto.

O 41° Batalhão da Polícia Militar está fazendo a escolta de todos os donativos que estão sendo transportados.

Os produtores rurais e comerciantes das unidades do Ceasa em Irajá (Rio de Janeiro) e Colubandê (São Gonçalo) contribuíram com a maior parte dos donativos.

Ajude você também. Saiba quais são os locais de doações.

 

Por Fabíola Mar

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM