Felipe Peixoto visitou o local que centralizará castração de animais
Para tentar conter o crescimento do número de cães e gatos de Niterói, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado à Secretaria Municipal de Saúde, quer implantar o serviço de esterilização de animais, em Icaraí.
O imóvel, que já pertence à Prefeitura de Niterói, irá passar por obras. A Secretaria de Planejamento fez o levantamento das necessidades e, em breve, intervenções serão iniciadas.
As novas instalações contarão com uma sala para cirurgia e todo o equipamento necessário para o procedimento.
O diretor do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devic), professor Zander Barreto, acredita que a iniciativa será positiva para a saúde de toda a população.
“Uma das formas de controle é exatamente a esterilização. Daqui a alguns anos alcançaremos índices satisfatórios, pois não havendo a proliferação dos animais, diminui, consequentemente, a população de rua e todas as doenças que vêm atreladas a este fator”, disse Zander Barreto.
Felipe Peixoto esteve no local nesta quarta-feira, 21 de julho, para saber detalhes de como funcionará este novo local de atendimento aos animais.
“Sabemos que muitos cães e gatos são abandonados pelos próprios tutores. Além do risco de acidentes e agressões, eles podem transmitir doenças ao homem, como raiva, leishimaniose e verminoses. Por isso é importante a Prefeitura, por meio do CCZ, controlar a procriação excessiva destes animais,” falou o parlamentar.
A protetora de animais Laura Herrera também esteve presente neste encontro e acredita que também é importante conscientizar a população para estimular a posse responsável.
“Animais soltos oferecem risco à saúde humana. Diminuir o abandono é propiciar um convívio livre de doenças para todos”, afirma Laura Herrera.