Na última sexta-feira, 30 de abril, o vereador Felipe Peixoto (PDT), participou de duas reuniões com moradores de bairros afetados pelas fortes chuvas que atingiram nossa cidade. Primeiramente Felipe recebeu, em seu gabinete, um grupo de moradores do Bairro de Fátima, do Chibante e de Muriqui Grande. Em seguida, dirigiu-se a Travessa Antenor Bessa para participar de reunião com moradores da localidade.
Os moradores do Bairro de Fátima solicitaram providências em relação ao deslizamento ocorrido durante o período de chuvas e que ainda ameaça algumas casas. Além disso, reivindicaram a limpeza de ruas, poda de árvores próximas aos fios de alta tensão e também ajuda para esvaziar uma cisterna.
Felipe explicou que foram vários os deslizamentos ocorridos na cidade e ao mesmo tempo. Os bombeiros não estavam preparados, como ninguém estava para uma situação como essa. Por isso a demora em atender aos inúmeros pedidos. Felipe comprometeu-se em pedir a defesa civil que verifique o bairro. Segundo ele, será necessário também um estudo de solo, feito por um geólogo, para que a Prefeitura possa fazer algum tipo de intervenção. Lembrou ainda que em terrenos privados, a Prefeitura não pode construir contenção.
Em relação a essas e outras demandas encaminhadas o vereador informou que vai oficializar os pedidos, através de indicações, para a Defesa Civil, Secretaria de Urbanismo, Emusa e Clin. Enviará também ofícios para a Ampla, 3ºGBM e Águas de Niterói.
Dos moradores do Chibante, Felipe recebeu a solicitação de desobstrução de ruas, reconstrução da ponte que passa em cima do Rio Muriqui e avaliação, por parte da Águas de Niterói, de um tubo de água que passa em baixo da mesma. Outra solicitação dos moradores diz respeito a recuperação da estrada do Chibante. Já os moradores do Muriqui Grande pediram a retirada de barreira das ruas e a recuperação da vala de águas pluviais. Além disso, reclamaram da falta de coleta de lixo.
Diante das inúmeras solicitações, o vereador Felipe Peixoto garantiu que fará o tudo que estiver seu alcance encaminhando as questões discutidas para os órgãos responsáveis.
Dos moradores da Travessa Antenor Bessa, Felipe ouviu reclamações a respeito do descaso com a Travessa. De acordo com eles, há um vazamento de água e esgoto que ainda não foi solucionado e a limpeza do local não está sendo feita. Além disso, muitos não sabem como agir diante das casas interditadas e do crescente boato de que todas serão demolidas.
Felipe se propôs a ajudar, mas lembrou que ele não tem o poder de executar, esse papel é do Executivo. A ele, como vereador, cabe encaminhar as solicitações para os órgãos responsáveis e cobrar que providênciais sejam tomadas.
O vereador disse ainda aos moradores que, na próxima semana, terá uma reunião com a Secretária de Urbanismo Cristina Monnerat, para informar-se a respeito da agenda de vistorias, inclusive de demolições. Buscará também saber qual a previsão para um estudo mais aprofundado dos locais mais afetados pelas chuvas. Disse que, só após esse estudo ficar pronto, poderá intermediar um projeto técnico para o local. Na Travessa são 38 casas interditadas. Até o momento apenas seis, segundo os moradores, não receberam a visita da defesa civil. Quanto à limpeza, Felipe fará contato com a Clin e, na Águas de Niterói buscará solucionar o vazamento de água e esgoto.
“Será minha prioridade ajudar vocês e todos que estão passando por esse tipo de problema”, concluiu Peixoto ao final da reunião.