A noite desta terça-feira, 25 de fevereiro, foi marcada por um debate sobre Proteção Animal e Saúde Pública, na Câmara Municipal de Niterói, promovido pelo vereador Felipe Peixoto (PDT).
A noite desta terça-feira, 25 de fevereiro, foi marcada por um debate sobre Proteção Animal e Saúde Pública, na Câmara Municipal de Niterói, promovido pelo vereador Felipe Peixoto (PDT).
Estavam presentes o Chefe do Departamento de Vigilância Sanitária, Zander Barreto; a Presidente da Suipa, Izabel Cristina; a Presidente da Sonipa, Marlene de Oliveira Fernandes; o Tenente Coronel do 3º GBM, Miguel Ângelo, além do representante do Conselho de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro, Dr. Márcio Pinto de Castro e do Subsecretário de Projetos Especiais, Gerad Sardo.
O debate teve início com uma apresentação feita pela Dra. Alessandra Gomes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que de acordo com os dados, Niterói possui cerca de 70 mil animais domésticos, onde 64 mil estão cobertos pelo CCZ.
Muitas pessoas podem não saber, mas o CCZ oferece vacina anti-rábica gratuitamente o ano inteiro, fora os pontos de vacinação, ele oferece três postos fixos: no Morro do Céu, no próprio CCZ, no Horto do Barreto e no Campo de São Bento.
Os dados mostrados pela Dra Alessandra impressionam, segundo ela, um casal de animais com duas crias por ano (de 2 a 8 filhotes) em 10 anos pode gerar até 80.399.780 filhotes. Por isso, ela alertou para a necessidade de um controle, através da castração, principalmente nas comunidades, que de acordo com a Dra. poderiam ser feitas com uma unidade móvel.
De acordo com o Tenente Coronel, Miguel Ângelo, o cachorro e a cobra, são os animais para os quais as pessoas mais fazem solicitação aos Bombeiros.
Durante o debate, o vereador Felipe Peixoto sugeriu que fosse criada uma Comissão para revisar a legislação do Município, devido à legislação em vigor estar ultrapassada.
Para Izabel Cristina, Presidente da Suipa, há uma grande necessidade de uma lei que restrinja a venda de animais. Segundo Izabel, em Niterói são recolhidos de 2 a 3 animais acidentados por dia. Ela defendeu também, assim como a Dra. Alessandra, mais postos para castração em Niterói, segunda ela, 10 castrações por dia é muito pouco. Izabel afirmou que no Rio de Janeiro a Suipa realiza 40 castrações por dia.
Ao concluir o debate, o vereador Felipe Peixoto disse estar satisfeito com o resultado, principalmente por ter conseguido reunir todas as partes interessadas no tema. Felipe se colocou a disposição para ajudar a ativar o serviço de castração móvel em Niterói, além disso, afirmou que junto com a Comissão que será criada para revisar a legislação do Município, irá discutir a respeito dos pontos abordados no debate para buscar a melhor solução possível.