Ontem, 14 de dezembro, o plenário da Câmara Municipal de Niterói ficou cheio de pessoas interessadas em saber um pouco mais sobre o projeto de lei do vereador Felipe Peixoto (PDT), que institui o Estatuto da Bicicleta no Município.
Ontem, 14 de dezembro, o plenário da Câmara Municipal de Niterói ficou cheio de pessoas interessadas em saber um pouco mais sobre o projeto de lei do vereador Felipe Peixoto (PDT), que institui o Estatuto da Bicicleta no Município.
Participaram da audiência, o Subsecretário Estadual de Transportes, Sebastião Rodrigues, representando o Secretário Júlio Lopes, o coordenador do projeto Rio Estado da Bicicleta, Mauro Soares, o presidente da Nittrans, Sérgio Marcolini, o Secretário de Sustentabilidade, Fernando Guida, o Secretário de Controle Urbano, Gilberto Almeida, o Secretário de Projetos Especiais, Gerard Sardo, o administrador regional de Itaipu, Marcos Botelho, o presidente da federação de ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Santos, além dos Triatletas Amando Barcellos e Marcos Ornelas
Felipe Peixoto explicou que o motivo da audiência era, além de apresentar o projeto para a população, receber sugestões que possam melhorar ainda mais o Estatuto.
Nós estamos inovando ao disponibilizar o projeto de lei para que a população possa discutir, editar e comentar. O Estatuto está disponível no site: construa.felipepeixoto.com.br
Na opinião dos participantes o que falta para as pessoas realmente começarem a ver a bicicleta como um meio de transporte, é segurança no trânsito e uma maior conscientização de todos. Segundo eles, há um desrespeito muito grande, por parte dos motoristas, com quem anda de bicicleta pela cidade.
Para o Subsecretário de transportes, Sebastião Rodrigues, a iniciativa do vereador é muito importante para a cidade como um todo. Ele se colou a disposição para o que for necessário, até porque, inclusive o Estado está incentivando ainda mais o uso da bicicleta, para isso foi criado o projeto Rio Estado da Bicicleta. Segundo Sebastião, é preciso antes de tudo desenvolver uma cultura para o uso desse meio de transporte, que até então, é usado apenas pelas pessoas que realmente precisam, sendo considerado um meio de transporte de baixa renda.
Nós precisamos colocar essa cultura principalmente para os jovens, que são o futuro do nosso país. É preciso que eles saibam que é importante ter um meio de transporte que traga benefício para ele e para o meio ambiente, afirmou o subsecretário.
O presidente da Nittrans, Sérgio Marcolini, que usa bicicleta diariamente, elogiou bastante o projeto de lei do vereador. Segundo Marcolini a cidade precisa ser planejada para as pessoas e não para os automóveis, como acontece hoje em dia.
Estruturalmente para solucionar esse problema é preciso incentivar as pessoas a usar menos seus carros. Nós temos que trabalhar no sentido de oferecer um sonho para a população. Niterói é uma cidade pequena em que muitos deslocamentos podem ser feitos a pé. Não existe uma solução única para o trânsito, é preciso dar as pessoas diversas alternativas, nosso sistema ainda não oferece segurança para as pessoas, principalmente para as crianças andarem de bicicleta. É nesse sentido que esse projeto se faz importante, nós precisamos mudar a cultura das pessoas.
Já Fernando Guida disse estar nessa luta desde 1988, e para ele, a cidade deveria abraçar uma política mais agressiva a favor da bicicleta. Segunda Guida, o que falta para a cidade avançar nesse sentido é educação no trânsito e mais segurança.
Felipe concluiu dizendo que vai lutar muito para que esse projeto aconteça e que acredita muito na participação da população.
Não consultei ninguém para fazer essa audiência, fiz porque acredito nesse projeto e quero ver ele implementado. Como usuário desse meio de transporte, vocês podem ter certeza que vou lutar para isso, concluiu Peixoto.
Ao final da audiência o subsecretário, Sebastião Rodrigues sorteou três bicicletas com capacetes aos participantes.